domingo, 8 de março de 2015

Domingo, 08 de março de 2015

2º Domingo do mês onde participamos da Santa Ceia do Senhor, mas antes, a Palavra foi Ministrada:



Isso mesmo, a Palavra deste domingo tratou de "obediência" que vem por: Ouvir, Aprender, Guardar e Cumprir.



DEUTERONÔMIO 5

·REVISÃO DA ALIANÇA

1 E CHAMOU Moisés a todo o Israel, e disse-lhes: Ouve, ó Israel, os estatutos e juízos que hoje vos falo aos ouvidos; e aprendê-los-eis, e guardá-los-eis, para os cumprir.
2 O SENHOR nosso Deus fez conosco aliança em Horebe.
3 Não com nossos pais fez o SENHOR esta aliança, mas conosco, todos os que hoje aqui estamos vivos.

Deuteronômio em grego significa “segunda lei”. O nome desse livro originou-se em Deuteronômio 17.18 e também do fato de que Moisés reafirmava a Lei para a nova geração. Esse livro não contém uma nova Lei; é a segunda proclamação da Lei original.

Então após quarenta anos de peregrinação pelo deserto, finalmente eles chegaram ao lugar a eles prometidos, e Moisés que já sabe que não irá com eles, faz questão de proferir diante de todos a Leis, estatutos e juízos de Deus para que o povo possa realmente desfrutar de tudo que lhe foi prometido. Logicamente que o discurso é bem maior que o trecho apontado logo acima, mas hoje, gostaria de falar sobre três pontos importantes para o Cristão; E esses três pontos estão no versículo de número um:

  1 E CHAMOU Moisés a todo o Israel, e disse-lhes: Ouve, ó Israel, os estatutos e juízos que hoje vos falo aos ouvidos; e aprendê-los-eis, e guardá-los-eis, para os cumprir.

“Não são os grandes planos que dão certo; são os pequenos detalhes.” (Stephen Kanitz)

Pois é, detalhes, particularidades. A palavra de Deus está repleta delas, mas geralmente não nos apercebemos; lemos como se fosse um conto, uma biografia chata, um livro que devemos ler por obrigatoriedade, e com isso, nos distanciamos dos detalhes que farão toda a diferença em nossa vida cristã.

No versículo um do capítulo cinco, as três palavrinhas marcadas, são a chave para não nos desviarmos do caminho do Senhor; a chave para encontrarmos forças em meio a tribulação, a chave para a vitória.

Moisés convoca o povo e diz: Ouçam! Ouçam os estatutos (Lei orgânica que expressa formalmente os princípios que regem a organização de um Estado, sociedade ou associação), e juízos (ordenanças), ouçam, aprendam, guardem e cumpram.

Aprender: Adquirir conhecimento, tomar conhecimento, reter na memória, mediante estudo, a observação ou experiência.

Aquele povo deveria ouvir a Palavra de Deus, e aprendê-la, ou seja, reter seu significado, entender o seu significado, estudar, meditar nela.

1 BEM-AVENTURADO o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
2 Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. Salmo 1.1-2

Quantas Igrejas lotadas! Quantas pessoas cochichando durante a pregação da Palavra de Deus, quantos no watsapp? MSN, quantos com o pensamento tão distante, sequer estão ouvindo, quanto mais, aprender; alguém o encontra na segunda-feira e pergunta: você foi ao culto ontem? Sim, ele responde. E como foi? Quem pregou? Qual foi a Palavra? E ele responde: quem pregou foi o fulano, a Palavra eu não lembro não, mas foi uma benção.

Como poderemos testificar de nossa fé se não aprendemos a fazer isso? Como dizer a outras pessoas que Jesus é a resposta se não temos como fundamentar isso? Como falar de uma nova vida, se isso não é uma realidade e nós? Como enfrentar as tribulações diárias se não temos conhecimento da Palavra? Como ajudar alguém a se aproximar de Cristo se não estamos alimentados pela Palavra? Não será possível. A Palavra de Deus deve ser aprendida, porque, “conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”

Guardar: Vigiar com o fim de defender, proteger ou preservar; Pôr em lugar conveniente.

A palavra de Deus uma vez aprendida deve ser guardada, pra que?

Salmo 119.11 Guardo ( tsaphan – esconder, entesourar, armazenar, guardar)a tua palavra no meu coração, para eu não [pecar contra ti].ARA.

Quando não aprendemos a Palavra de Deus, e obviamente, não podemos guardar o que não aprendemos a primeira coisa que ocorre é o pecado. (para não pecar contra TI). E o que é o pecado? É errar o alvo. E o erro nos leva ao abismo, e um abismo atrai a outro abismo (Salmo 42. 7a Um [abismo] chama outro [abismo].
 E isso com certeza nos levará cada mais longe da presença de Deus.

Guardar a palavra de Deus é tão importante que isso faz parte das ultimas instruções dadas aos discípulos pelo próprio Jesus:

Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém. Mt. 28.1920

Em Lucas 11.28 Jesus diz que os que ouvem a Palavra de Deus, e as guardam, são bem aventurados.

Em João 14.21, Jesus diz que aquele que tem os mandamentos e os guarda são os que realmente o amam. “21 Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.

Em 1 João 3.21-22 temos:
21 Amados, se o nosso coração não nos condena, temos confiança para com Deus;
22 E qualquer coisa que lhe pedirmos, dele a receberemos, porque guardamos os seus mandamentos, e fazemos o que é agradável à sua vista.

Podemos ver então o quão é importante Ouvi, aprender e guardar a palavra de Deus; mas ainda temos o “ CUMPRIR”

Como enfatizamos no início, devemos nos atentar aos detalhes; não adianta ouvir, aprender, e guardar para si, é preciso cumprir.
CUMPRIR: Tornar efetivo (o que foi determinado ou prescrito, ou a que nos obrigamos perante nós mesmos); executar; desempenhar; realizar.

“Muitas pessoas se chocam quando digo que Jesus era RADICAL, mas, é exatamente isso, com Jesus as coisas se resumiam ao SIM OU NÃO; DIREITA OU ESQUERDA; MAGRO OU GORDO; CERTO OU ERRADO; ESTREITO OU LARGO.”

Essa coisa de mais ou menos é coisa do ser humano; foi um homem comum que apareceu com a estória do caminho do meio; Jesus sempre disse que existem apenas dois: o errado e o certo, e mais nada.

Por exemplo: Lucas 6.46 temos: E por que me chamais, Senhor, Senhor, e não fazeis o que eu digo?

Ou se preferir, Lucas 11.23: Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha.

Não são palavras minhas, mas de Jesus! Não adianta ouvir, estudar, aprender, guardar, se não cumprir. Não valerá de nada.

E mais, tudo o que Deus nos pede, Ele faz primeiro para dar o exemplo.

Mt. 3.15 Jesus, porém, respondendo, disse-lhe: Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então ele o permitiu.

Mt.5.17 Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir.

Queridos, Deus sabe o que é melhor para nós, e não nos pede nada que seja impossível, e que Ele mesmo não tenha dado o exemplo. Quer uma vida no altar? Quer uma vitoriosa? Quer uma vida de intimidade com Deus? Ouça, aprenda, guarde, e cumpra, coloque em prática.

Deus te abençoe.
Pr. Joel
Ministério M.C.A.
2015

































Nenhum comentário:

Postar um comentário