domingo, 22 de março de 2015

A ARMADURA DE DEUS



Ef 6.10 Finalmente, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.
Ef 6.11 Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes permanecer firmes contra as ciladas do Diabo;
Ef 6.12 pois não é contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, conta os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniquidade nas regiões celestes.
Ef 6.13 Portanto tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, permanecer firmes.
Ef 6.14 Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça,
Ef 6.15 e calçando os pés com a preparação do evangelho da paz,
Ef 6.16 tomando, sobretudo, o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno.
Ef 6.17 Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;

Dias atrás, comentei sobre uma postagem na internet na qual a pessoa declarava: Dizem que o dinheiro não traz a felicidade, mas, é quase a mesma coisa.

Quase é uma expressão que indica:

-  que algo está incompleto "quase cheio"
- algo imperfeito "quase igual"
- algo que não atingiu o objetivo "quase funcionou"
- algo insatisfatório "quase certo"

O quase não inspira confiança. Você confiaria ao saber que sua cirurgia cardíaca seria realizada por um quase médico?
Ou ser representado em uma causa legal por um quase advogado?
Não, o quase não é bom.

Da mesma forma, em nossa vida cristã o quasenão é bem vindo, porque não satisfaz. Ora Jesus não disse que veio para que tenhamos uma vida quase que abundante; e Jesus não é aquele que quase morreu em uma cruz para quase pagar pelos nosso pecados. Não, Jesus veio para que tenhamos vida em abundância, e morreu na cruz para pagar por todos os pecados de toda a humanidade e declarou: Está consumado, finalizado, liquidado, terminado, concluído. OH Glória.

Nós não podemos ser quase crentes, ou corremos o risco de sermos quase salvos.

Por isso o autor da carta aos efésios enfatiza: TODA A ARMADURA; E ele usa a palavra "πανοπλια panoplia" que significa a armadura completa.

Um soldado que resolve ir para o combate usando apenas partes de uma armadura, obviamente não estará completamente protegido; partes de seu corpos estarão mais vulneráveis ao ataque inimigo.

Cristão que não lê a bíblia, não medita na Palavra de Deus, não vai a igreja, não ora, com certeza não está usando a armadura completa, e está deixando áreas de sua vida vulneráveis ao ataque de satanás.

O vers. 11 diz: Revesti-vos(ενδυοω enduo) , entre dentro dela, para que? para que você possa estar firme(  ιστημι histemi, ficar de pé) contra as astutas ciladas do diabo.

O Vers. 13 diz:  Portanto tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, permanecer firmes. Dia mau (πονηρος poneros)cheio de labores, aborrecimentos, fadigas.

Perceba que o uso da armadura não impede o golpe. o uso da armadura completa vai permitir que você permaneça firme, ou seja,de pé, e enfrente, contra-ataque nos dias maus.

Mas, como é essa armadura de Deus?

Vers. 14 Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça,

João 8.32 - e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. a verdade derrota as mentiras de satanás.

Em algumas versões bíblicas o versículo 11 fala das ASTUTAS ciladas do diabo; astúcia significa habilidade para enganar. 

Quem não conhece a verdade é levado por toda de mentiras, tais como a teoria da evolução e outras semelhantes. o diabo é astuto e quer que você acredite que: inferno não existe, diabo não existe, e que Deus em seu grande amor não iria condenar ninguém. Mas Jesus disse: quem crê em mim não andará em trevas, porque EU Sou a luz do mundo.

Vestir a couraça da justiça: 

Justiça(δικαιοσυνη dikaiosune ) - num sentido amplo: estado daquele que é como deve ser, justiça, condição aceitável para Deus.

O caminhar diário do cristão deve ser consciente; o crente que anda na luz não dá chance para satanás; Nosso caminhar diário deve refletir uma condição aceitável para Deus; não posso ser uma pessoa na igreja, e outra fora da igreja; não posso ter uma palavra na igreja e outra fora da igreja; não posso ter um louvor em minha boca na igreja e uma música mundana fora da igreja;como está escrito:

Meus irmãos, pode acaso uma figueira produzir azeitonas, ou uma videira figos? Nem tampouco pode uma fonte de água salgada dar [água doce]. Tg 3.12

Vers. 15 - Calçados ( ) Sl 119.105 [Lâmpada] para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho. Para que isso ocorra é necessário se alimentar da Palavra de Deus, meditar na Palavra de Deus. Existem crentes, ou evangélicos, ou cristãos, ou sei qual o nome usar hoje, que sequer possuem uma bíblia em casa, porque só ouvem a Palavra de Deus na igreja, e lá na igreja já tem uma bíblia no banco a disposição. como dizem: quem mal lê, mal fala, e mal escreve. E quanto a não ler ou meditar na Palavra de Deus?

Vers. 16 -  Escudo da fé:

Ora, sem fé, é impossível agradar a Deus. Hb. 11.6
Perceba que quando se trata da armadura, ela não impede o desferimento do golpe, mas o escudo é capaz de apagar, neutralizar a ação dos dardos inflamados.

1Jo 5.4 porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.
1Jo 5.5 Quem é o que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?


Capacete da Salvação: (σωτηριον soterion ) - aquele que traz salvação; aquele que salva.
Não se aparte de sua boca, ou seja, jamais se esqueça que somente Jesus Cristo O Filho do Deus altíssimo pode lhe prover salvação.

Espada do Espírito que é a Palavra de Deus. (ρημα rhema ) -  Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão de alma e espírito, e de juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.
Foi pela Palavra de Deus que Jesus enfrentou a tentação; é Pela Palavra de Deus que vencemos o diabo.


Deus te abençoe em nome de Jesus.

uma ótima semana.

Pr. Joel
Ministério
M.C.A.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário