MENSAGEM DO DIA



MENSAGEM DO DIA



                                          



"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito para que todo aquele que nEle crer não pereça mas tenha a vida eterna."

Se este não for o texto mais conhecido de toda a Bíblia, com certeza ele está entre os mais conhecidos; quem pode dizer que nunca ouviu uma pregação sobre João 3.16? Quem pode dizer que nunca leu João 3.16?
Acredito que todos já ouviram ou leram, mas, a questão é que embora muito conhecido, muto lido, muito falado, ainda é pouco compreendido e muito menos praticado, porque a exemplo dos demais textos da bíblia, a maioria das pessoas leem, mas, não meditam no que leram! aliás, essa palavra meditar em nossos dias e principalmente no meio evangélico caiu em desuso, "meditar" que coisa mais antiga! isso até parece coisa de igreja que parou no tempo!
pois é, a palavra agora é estudar, é fazer a exegese, é usar de hermenêutica, palavras difíceis para dizer a mesma coisa e ainda assim não se faz.
meditar em um versículo é extrais dele o seu melhor: o que o autor quis dizer com isso? para quem disse? porque disse? qual o contexto? como se aplica a mim? etc. Mas como não fazemos isso, passamos pelo texto como se fosse mais um texto; aliás a maioria das pessoas leem a Bíblia hoje nos momento em que não tem mais nada interessante para se fazer.
mas, voltando ao nosso texto, ele nos declara que: Deus amou! mas, será que alguém já parou para pensar, ou melhor, para perguntar "porque Deus amou?"

Oras pastor, Ele amou porque eu sou legal, sou uma pessoa bem fácil de se amar; Ele amou porque eu sou uma pessoa esforçada; Deus me amou porque eu sou certinho; Deus me amou porque eu não peco! uau! essa foi forte não?
A Bíblia nos diz no livro de Eclesiastes capítulo 7 e verso 20 o seguinte:
"Pois não há homem justo sobre a terra, que faça o bem, e nunca peque."
 então será mesmo que alguém nesse mundo pode declarar que Deus tem de amá-lo? será que em toda a história da humanidade, dos que já viveram, dos que vivem e dos que ainda irão nascer alguém pode ou poderá algum dia dizer que Deus deve amá-lo por seus méritos?
definitivamente não, pois a bíblia também declara que 
" Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus."
Rm 3.23

E ainda que alguém diga "Deus deve me amar porque eu o amo" a bíblia também nos diz na primeira carta de João capítulo 4 e verso 19 que nós o amamos porque Ele nos amou primeiro.
e então porque de fato Deus nos amou?
Efésios capítulo 1, versos 5 e 6:

"e nos predestinou para sermos filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade, para o louvor da glória da sua graça, a qual nos deu gratuitamente no Amado;"
Isso resumidamente significa que Deus nos amou pura e simplesmente porque Ele quis, porque Ele desejou, porque Ele decidiu nos amar e pronto!
sem se preocupar se merecemos ou não! Deus nos ama simplesmente porque deseja nos amar, e nada, absolutamente nada pode nos separar desse amor de acordo com que está escrito em Romanos capítulo 8 e verso 39:
"Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus que está em Cristo jesus nosso Senhor!" Ohh Glórias! Deus nos ama como somos e deseja que nós desfrutemos desse amor, aceitando esse amor, vivendo esse amor, provando esse amor.

Mas, o que Deus ama, ou a quem Ele ama?
R.: O mundo, no sentido de pessoas.
ou seja, Deus ama a todos, sem distinção! independente de etnia, cor de pele, altura, o quanto ganha, onde mora, se é educado, se é ignorante, de bonito, se feio, se estudou muito ou se analfabeto, nada disso importa! Deus ama a todos e pronto!
Agora importa dizer que amar não significa concordar! Deus ama ao assassino? sim! mas não concorda com o que ele faz. Deus ama ao ladrão? sim! mas não concorda com o que ele faz. Deus ama cada pessoa e espera que ela entenda esse amor, receba esse amor, aceite esse amor, e se deixe ser transformado por esse amor, porque os que estão em cristo Jesus, nova criatura são.

Deus amou, e amou a todos, mas, como amou?
R.: com ação.
 
O amor de Deus não se resume a palavras; Deus nos ama com ação, Romanos 5.8: "Mas Deus prova seu amor para conosco em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores."

Deus não esperou que nós nos convertêssemos para então nos amar, Ele nos amou em nossos pecados e demonstrou esse amor enviando seu Unico Filho para pagar por nossos pecados.

eu gosto muto do curta metragem "MOST" esse filme nos dá uma ideia do que é sacrificar seu filho em favor de outros. (se puder assista).
Esse filme fala de alguém que é obrigado a fazer uma escolha, sacrificar seu filho para salvar um grande número de pessoas que ele nem mesmo conhece, ou salvar seu filho e deixar que dezenas de pessoas incluindo homens, mulheres, jovens e crianças morram.
o que voce faria?

bom. Deus escolheu amar voce, e sacrificar seu unico filho para que voce pudesse viver e ter a oportunidade de viver eternamente.

o amor de Deus não é  um amor apenas de palavras, Deus pratica seu amor por cada um de nós, mas, nós ao primeiro sinal de uma não conformidade com o que planejamos já questionamos o amor de Deus para conosco; basta que algo que planejamos não de certo e perguntamos para Deus, será que o Senhor me ama mesmo?

Deus não nos negou nada, nem mesmo seu único filho, e nós não queremos nem mesmo ouvir o que Ele tem a nos dizer; eu não consigo acreditar e muto menos aceitar pessoas no interior de uma igreja em pleno culto com o celular na mão vendo o que estão postando no facebook, conversando no wathzap, e até jogando? que tipo de culto é esse? que consideração é essa com aquele que deu sua vida por você?
saiba que naquela cruz o que ele levava era nossos pecados, nossas transgressões, nossa culpa, nós o pregamos naquela cruz, na ponta da lança que o perfurou tirando suas ultimas gotas de sangue estava nossa culpa, e nós o amamos apenas de palavras!

precisamos nos arrepender hoje, precisamos tomar conhecimento desse amor incondicional, precisamos amar ao nosso próximo com esse amor incondicional.
 
Que jamais nos nos esqueçamos dessa verdade, desse versículo:
"porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito para que todo aquele que nele crer não pereça mas tenha a vida eterna."

Tudo de maior está neste versículo:

Porque Deus(maior ser) amou(maior mandamento) o mundo(maior grupo de pessoas) de tal maneira(maior intensidade) que deu(maior ato) seu filho unigênito(maior dádiva) para que todo aquele(maior oportunidade) que nele(maior atração) crer(maior simplicidade) não pereça(maior promessa) mas(maior diferença) tenha (maior certeza) a vida eterna(maior posse, a vida de Deus).

Deus te abençoe em nome de Jesus.

Pr. Joel
pr. auxiliar na Igreja Pentecostal do Evangelho Unidos em Cristo
Avenida Brasil, 487- Ferraz de Vasconcelos - SP











" Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não são para comparar com a glória por vir a ser revelada em nós." (Rm 8.19)



Há um fato curioso a respeito da mariposa Imperial: ela sai do seu casulo por uma abertura que nos parece pequena demais para o seu corpo. E, interessante, não deixa vestígio de sua passagem: um casulo vazio é tão perfeito como um casulo ocupado. Vim a saber que segundo se supões, a minúscula abertura desse casulo é uma provisão da natureza para forçar a circulação dos humores nas asas mariposa, asas que ao tempo da eclosão são menores que as de outros insetos congêneres.

conta-se que certa vez, um home guardou por um bom tempo um desses casulos ocupados. Ansiosamente esperava por ver o dia da saída do inseto. Finalmente o dia esperado chegou: e lá ficou ele por uma manhã inteira, interrompendo a todo momento seus afazeres para observar a trabalhosa saída da mariposa.

Mas, em seu entender, aquela saída estava trabalhosa demais! e pensou que talvez por ter ele tirado aquele casulo de seu lugar original, tivesse causado algum problema ao casulo que agora dificultava a saída do inseto, e talvez a pobrezinha nem mesmo conseguisse sair.

Depois de muito pensar, resolveu dar-lhe uma pequena ajuda. Com o uso de uma tesoura deu um pequeno "pique" no fiozinho que lhe embaraçava a saída. Pronto! Sem mais dificuldades, lá saiu a sua pequena mariposa, arrastando um corpo intumescido. O homem ficou atento para ver a expansão de suas asas encolhidas, o que é um espetáculo admirável aos olhos do observador. Olhava curiosamente aqueles minúsculos pontos coloridos, ansioso por ve-los dilatarem-se, formando os desenhos que fazem da mariposa imperial a mais bela de sua espécie. Mas, nada...E o fenômeno nunca se deu!
Em sua pressa de ver o inseto em liberdade, ele havia, sem o saber, impedido que se completasse o laborioso processo que estimularia a circulação nos minúsculos vasos de suas asas! E a sua pequena mariposa, criada para voar livremente pelos ares, atravessou sua curta existência arrastando um corpo disforme, com asas atrofiadas.

Muitas e muitas vezes me lembro dessa história quando observo, com olhos compassivos, pessoas que se estão debatendo em meioa sofrimento, angustias e dores. Eu de bom grado lhes cortaria a disciplina e daria liberdade. Homem sem visão! Qual dessas dores sem dano poderia ser poupada? a perfeita visão,  o perfeito amor, que deseja a perfeição de seu objeto, não recua por uma fraqueza sentimental diante do sofrimento presente e transitório. O amor de nosso pai é muito verdadeiro para fraquejar. Porque Ele ama a Seus filhos, Ele corrige, a fim de fazê-los participantes da Sua santidade. Com este glorioso fim em vista, Ele não nos poupa o pranto. aperfeiçoados através do sofrimento, com seu Irmão mais velho, os filhos de Deus são exercitados na obediência e trazidos à glória, através de muita tribulação.

Deus te abençoe em nome de Jesus

"E acontecerá que todo aquele que invocar o Nome do Senhor será salvo" Joel 2.32



Por que não invocar o seu Nome? Por que correr para esta e aquela pessoa, quando Deus está tão perto e ouvirá o meu fraco chamado? Por que sentar e inventar planos e traçar esquemas? Por que não ir imediatamente ao Senhor e lançar me sobre ELE, o meu fardo comigo?

Aquele que prossegue em frente sem se distrair é o melhor corredor; por que não corremos de uma vez para o Deus vivo? Em vão buscarei livramento em qualquer outra parte. Mas em Deus o acharei; pois ali tenho a Sua promessa, que é garantida.

Não preciso perguntar se posso ou não invocá lO, pois a expressão "todo aquele" inclui a mim também. ela se refere a qualquer pessoa que invocara Deus. Seguirei, portanto, a direção do texto e imediatamente invocarei ao Senhor que fez a promessa.

O meu problema é urgente e não vejo como posso obter livramento; mas isto não compete a mim. Aquele que fez a promessa achará caminhos e maneiras de cumpri la. Minha parte é obedecer ao Seu mandamento; não cabe a mim dirigir Seus conselhos. Eu sou Seu servo, não seu inquiridor. Eu o invocarei, e Ele me salvará.

Louvado seja Deus.

Também encontramos no Salmo 37.5: Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nEle, e Ele tudo fará.

Entregar nosso caminho ao Senhor significa muito mais que uma oração de confissão de pecados; Significa que já não somos mais nós que estamos no controle, mas Deus. Entregar nosso caminho ao SENHOR, significa entregar para Aquele que tem o poder de transforma lo, de conduzi lo com sabedoria, com justiça, com amor, conduzi lo por um caminho correto.
Confiar no Senhor, significa também esperar com paciência o desenrolar dos acontecimentos e não duvidar mesmo quando vemos ou sentimos os efeitos da retaliação do inimigo; isso mesmo, RETALIAÇÃO, pois o inimigo vai tentar até as ultimas consequências, fazer com que você pense que não tem jeito, mas lembre se: Lucas 1.37 "Porque para Deus NADA é IMPOSSÍVEL"

Deus te abençoe em nome de Jesus. 









“Se quiserdes, e me ouvirdes, comereis o bem desta terra; ” Isaias 1.19

Parece uma coisa descabida perguntar a alguém se ela quer melhorar, se ela quer prosperar, se ela quer ter sucesso, se ela quer ser uma vencedora; mas, neste caso é realmente necessário, pois o querer está relacionado ao ouvir, mais precisamente “dar ouvidos” ou seja:
Se você quer e me obedecer, me atender, prestar atenção!
Pois é, a benção começa em “dar ouvidos”
Preste atenção nos textos de Genesis 42. 1-2; 1 Reis 10.1-9 e também Marcos 5.25 a seguir. (claro que existem outros textos).
Em todos os casos, primeiramente ouviram.
Jacó ouviu que havia comida no Egito;
A Rainha de Sabá ouviu sobre a sabedoria de Salomão;
E a mulher ouviu sobre Jesus.
Ouvir muitas pessoas ouvem, porém, não dão ouvidos, ou seja; não prestam atenção, não observam, não atentam, não obedecem; e se não obedecem...não recebem a benção.
O que mudou a situação de cada uma dessas pessoas, foi exatamente isso: elas ouviram e se puseram a caminho, elas ouviram e foram procurar a solução:
A família de Jacó conseguiu o sustento esperado;
A rainha as respostas para suas questões e dúvidas;
 E a mulher, a cura, o conforto espiritual e paz. E tudo isso porque não ficaram só no escutar, mas deram ouvidos, obedeceram e colocaram em pratica.

Que Deus te abençoe em nome do Senhor Jesus.

Pr. Joel e obreiros do ministério M.C.A.





16 de Novembro


... terra que eu dou aos filhos de Israel. (Js 1.2.)

 Deus fala aqui no tempo presente. Não se trata de algo que Ele irá fazer, mas que está fazendo neste momento. É assim que fala a fé. É assim que Deus dá. É assim que Ele está vindo ao nosso encontro hoje, no momento presente. Este é o teste da fé. Enquanto esperamos alguma coisa com incerteza, procurando por ela, não estamos crendo. Pode ser esperança, pode ser um desejo ardente, mas não é fé; pois "fé é a certeza de cousas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem". O mandamento com respeito à oração da fé está no imperativo presente: "Tudo o que pedirdes em oração, crede que o tendes recebido, e tê-lo-eis". Já chegamos a este ponto? Será que já nos encontramos com Deus no Seu eterno AGORA? —Josué, de Simpson

A verdadeira fé apóia-se em Deus, e crê antes de ver. Normal-mente, antes de crer queremos alguma evidência de que a nossa petição foi concedida; mas quando andamos por fé, não precisamos de outra evidência além da Palavra de Deus. Ele falou; e segundo a nossa fé nos será feito. Nós veremos, porque cremos, e esta fé nos sustenta nas horas mais difíceis, quando tudo à nossa volta parece contradizer a Palavra de Deus.
O salmista diz: "Pereceria sem dúvida, se não cresse que veria os bens do Senhor na terra dos viventes" (Sl 27.13). Ele ainda não via a resposta do Senhor a suas orações, mas creu que veria; e isto guardou-o de desfalecer.
Se tivermos a fé que crê que verá, ela nos guardará de cairmos em desânimo. Nós nos riremos do impossível; quando nenhum dos recursos humanos puder solucionar a nossa dificuldade, esperaremos com prazer, para ver como Deus irá abrir um caminho em nosso mar Vermelho. É exatamente nessas ocasiões de dura prova que a nossa fé cresce e se fortifica.
Irmão afligido, você já esperou no Senhor por muitas noites e longos dias, e está com medo de que Ele o tenha esquecido? Não o esqueceu! levante a cabeça e comece a louvá-lO agora mesmo, pela libertação que está a caminho.

Deus te abençoe em nome do senhor Jesus.
pr. Joel e obreiros do ministério M.C.A.
2015



26 de Outubro

Nem uma só palavra caiu de todas as suas boas palavras. (1 Rs 8.56.)

Um dia entenderemos que Deus tem uma razão em cada NÃO que Ele fala através do lento movimento da vida. "De alguma forma, Ele nos dá alguma coisa no lugar desse NÃO." Quantas vezes, quando Seu povo está-se inquietando, perplexo, a respeito da falta de resposta a suas orações, Deus lhes está respondendo de forma bem mais rica! Podemos ter vislumbres disto ocasionalmente, mas a revelação completa pertence ao futuro.
Como precisamos da fé que não se apressa, mas que espera pacientemente pelo Senhor, espera a explicação de tudo, a qual virá no fim, na revelação de Jesus Cristo! Quando é que Deus já tomou alguma coisa de alguém, sem lhe dar em troca muito mais? Mas, e se o que Ele dá em troca não se manifestar imediatamente?... Bem, será que o hoje é o limite do tempo de Deus? Não tem Ele províncias além deste pequeno mundo? A porta do túmulo não se abre para nada, a não ser infinitas trevas e silêncio?
Contudo, mesmo limitando o julgamento ao tempo desta vida, podemos saber que Deus nunca envia uma prova a um coração, sem intentar trazer sobre ele um dom maior, alguma bênção mais preciosa.
Aquele que sabe esperar, já chegou a um alto grau de graça cristã.

Deus te abençoe poderosamente em nome do Senhor Jesus.
pr. Joel e Obreiros do ministério M.C.A.
2015



25 de Outubro.
A arca da aliança do Senhor ia adiante deles. (Nm 10.33.)

Deus nos dá impressões no coração, mas isto não quer dizer que devamos agir mediante impressões. Se a impressão for divina, Ele mesmo dará evidências suficientes para confirmá-la, para que não haja sombra de dúvida.
Como é bonita a história de Jeremias quanto à impressão que lhe veio para comprar o campo de Anatote. Mas Jeremias não seguiu a impressão, senão no dia seguinte, quando o filho de seu tio veio a ele e lhe trouxe a evidência externa, com uma proposta de venda. Então Jeremias disse: "Entendi que era a palavra do Senhor."
Esperou até que Deus confirmasse a impressão com uma providência, e então agiu na plena visão dos fatos concretos, que podiam trazer convicção tanto a ele como aos outros. Deus quer que ajamos de acordo com a Sua mente. Não devemos ignorar a voz pessoal do Pastor, mas como Paulo e seus companheiros em Troas, devemos ouvir todas as vozes que falam e "juntar" de todas as circunstâncias, como fizeram eles, a plena mente do Senhor. — Dr. Simpson
 "Aonde o dedo de Deus aponta, nessa direção a Sua mão abre o caminho."
Não diga no seu coração o que você quer ou não quer, mas espere em Deus até que Ele lhe revele Seu caminho. Enquanto esse caminho estiver oculto, está claro que não há necessidade de agir, e Ele Se responsabilizará por todas as conseqüências de conservá-lo onde você está.

Deus te abençoe em nome do Senhor Jesus.
pr. Joel e obreiros do ministério M.C.A.
2015








12 de Outubro
E o senhor de José o tomou, e o entregou na casa do cárcere... O Senhor, porém, estava com José... e tudo o que ele fazia o Senhor prosperava. (Gn 39.20-23.)

Quando Deus nos deixa ir para a prisão por causa do Seu serviço, e vai para lá conosco, é como se a prisão fosse o lugar mais feliz do mundo para se estar. José parece ter provado isto. Ele não ficou amuado e desanimado ou rebelde porque tudo era contra ele. Não; senão o carcereiro não teria confiado nele daquela maneira. Parece que José nem chegou a ter autopiedade.
Lembremo-nos de uma coisa: se deixarmos a autopiedade se alojar em nós, será o nosso fim — até que ela seja completamente afastada de nós. José simplesmente deixou todas as coisas com Deus, em alegre confiança, e então o carcereiro deixou tudo com José. Senhor Jesus, quando as portas da prisão se fecharem sobre mim, conserva-me confiante e conserva abundante e completo o meu gozo. Prospera a Tua obra a través de mim, na prisão: mesmo ali, faze-me verdadeiramente livre.
Aprendi a amar o escuro da tristeza, porque ali vejo o brilho da Sua face. — Mme. Guyon

Deus te abençoe poderosamente em nome do Senhor Jesus.
pr. Joel e obreiros do ministério M.C.A.
2015




11 de Outubro
Como morrendo, e eis que vivemos. (2 Co 6.9.)

No verão passado tínhamos um canteiro de margaridas, na chácara, que atravessava o jardim. Foram plantadas com atraso, mas como floresceram! Quando as do meio já estavam com sementes, dos lados havia ainda florinhas recém-abertas. Chegaram as primeiras geadas, e um dia encontrei aquela radiosa beleza completamente queimada. Exclamei: "Ah, o frio foi demasiado para elas. Pobrezinhas, pereceram"; e dei-lhes adeus.
Eu não gostava de olhar para aquele canteiro, pois ele me parecia um cemitério de flores. Mas há umas quatro semanas, um de meus jardineiros chamou a minha atenção: por toda a extensão daquele canteiro havia margaridas brotando em grande abundância. Olhei, e, para cada planta que eu julgara destruída pelo inverno, havia cinqüenta plantas novas, plantadas pelo mesmo inverno. O que haviam feito aquelas geadas e ventos impertinentes?
Tomaram minhas flores, deram-lhes um golpe mortal, derrubaram-nas ao solo, pisaram-nas com seus tacões de gelo e, terminado o trabalho, disseram: "Aí está o seu fim." Mas na primavera havia, para cada raiz, cinqüenta testemunhas para se levantarem e dizerem: "Pela morte vivemos."
E como é no domínio das flores, assim é no reino de Deus. Pela morte veio a vida eterna. Pela crucificação e o túmulo vieram o trono e o palácio do Deus eterno. Pela ruína veio a vitória.
Não tenha medo do sofrimento. Não tenha medo de ser derrubado. É através de sermos abatidos mas não destruídos, é através de sermos despedaçados e os pedaços feitos em pó, que nos tornamos homens valorosos, em que um vale por mil. Mas o homem que cede à aparência das coisas e vai com o mundo, tem um florescimento rápido, uma prosperidade momentânea, e então o seu fim, que é fim para sempre.

Deus te abençoe em nome do Senhor Jesus.
pr. Joel e obreiros do ministério M.C.A.
2015.








9 de Outubro
Por isso o Senhor esperará, para ter misericórdia de vós. (Is 30.18.)

Onde há mais chuva, a grama é mais verde. Penso que são as neblinas e névoas da Irlanda que fazem dela a "Ilha de Esmeralda"; e toda vez que encontrarmos grandes neblinas de aflição e névoas de tristeza, acharemos corações verde-esmeralda — cheios da linda verdura da consolação e amor de Deus. Ó crente, que você não seja encontrado a dizer: "Para onde se foram as andorinhas? Elas se foram de uma vez!..." Não, elas não se foram de uma vez; elas cruzaram o mar e foram para uma terra distante; mas logo voltarão. Filho de Deus, não diga que as flores morreram ou que o inverno as matou e se acabaram. Ah, não, embora o inverno as tenha coberto com o arminho de neve, elas ainda surgirão outra vez e estarão vivas, dentro em pouco. Filho de Deus, não diga que o sol se apagou, porque as nuvens o esconderam. Não; ele está lá atrás, preparando o verão para você; pois quando surgir outra vez, ele terá preparado as nuvens para caírem em chuvas de primavera, que vão ser as mães das mais belas flores. E sobretudo isto, quando Deus esconde a Sua face, não diga que Ele Se esqueceu de você. Está apenas demorando um pouco, para que você O ame mais; e quando vier, você terá alegria no Senhor e se regozijará com gozo inefável. A espera exercita as nossas graças; a espera prova a nossa fé; portanto, espere em esperança; pois embora pareça que a promessa demore, nunca chegará tarde pois o tempo de Deus é perfeito. — C. H. Spurgeon

Deus te abençoe em nome do Senhor Jesus.
pr. Joel e obreiros do ministério M.C.A.
2015




8 de Outubro

Não estejais inquietos. (Fp 4.6.)

Não poucos crentes vivem em estado de constante ansiedade, e outros se inquietam e se irritam bastante. Estar perfeitamente em paz no meio do tumulto da vida diária é um segredo que vale a pena conhecer. O que adianta inquietar-se? Isso nunca tornou ninguém mais forte; nunca ajudou ninguém a fazer a vontade de Deus; nunca arranjou um meio de alguém escapar do problema.
Ansiedade estraga vidas que de outra forma seriam úteis e belas. A inquietação, a ansiedade e as preocupações são inteiramente proibidas pelo Senhor, que disse: "Não andeis ... inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?" Ele não quer dizer que não nos preparemos, e que a nossa vida seja sem método; mas que não nos devemos inquietar sobre essas coisas.
As pessoas percebem que você vive na esfera da ansiedade, pelas marcas do seu rosto, pela tonalidade da sua voz, pela tonalidade menor da sua vida e pela falta de alegria do seu espírito. Escale o pico de uma vida abandona- da nas mãos de Deus, e então verá, lá de cima, os seus problemas. — Rev. Darlow Sargeant

Ficar inquieto e ansioso, questionando e desconfiando, sempre revela fraqueza. Ganharemos alguma coisa com isto? Não ficamos mais incapazes de agir, e não perturbamos a nossa mente, tirando-lhe a lucidez para sábias decisões? Nós nos afundamos, debatendo-nos, quando poderíamos flutuar, pela fé.
Oh, a graça de ficarmos quietos! Oh, a graça de estarmos quietos e conhecermos que Jeová é Deus! O Santo de Israel há de defender e livrar os Seus. Podemos ter certeza de que cada palavra Sua permanecerá, ainda que a terra se mude. Ele merece a nossa confiança. Venha, minha alma, volte ao seu repouso e recoste a cabeça no regaço do Senhor Jesus.

Que Deus te abençoe poderosamente em nome do Senhor Jesus.
pr. Joel e obreiros do ministério M.C.A.
2015



7 de Outubro
Quem há entre vós que tema a Jeová, e ouça a voz do seu servo? quando andar em trevas, e não tiver luz nenhuma, confie no nome do Senhor, e firme-se sobre o seu Deus. (Is 50.10.)

Que deve fazer o crente em tempos de trevas — trevas de perplexidade e confusão, não no coração, mas na mente? Tempos de trevas podem atingir o discípulo fiel e crente, que está andando obedientemente na vontade de Deus; ocasiões em que ele não sabe o que fazer nem que rumo tomar. O céu está nublado. A clara luz do Céu não brilha sobre a sua vereda. E ele se sente como tateando no escuro.
Amado leitor, é este seu caso? Que deve fazer o crente em tempos de trevas? Escute! "Confie no nome do Senhor e firme-se sobre o seu Deus."
A primeira coisa a fazer é não fazer nada. Isto é difícil para a natureza humana. Há um provérbio americano que diz mais ou menos assim: "Se estiver cambaleando, não corra" — em outras palavras: quando não souber que rumo tomar, fique onde está.
Quando entrar numa nuvem espiritual, não procure abrir caminho; diminua a marcha da máquina de sua vida. Se necessário, ancore o seu barco ou deixe-o amarrado. O que devemos fazer é simplesmente confiar em Deus.
Enquanto confiamos, Deus pode operar. Nossa ansiedade impede que Ele faça qualquer coisa para nós.  Se nossa mente está perturbada e o nosso coração angustiado; se as trevas ao redor nos aterrorizam; se corremos para cá e para lá, no vão esforço de achar algum meio de fugir àquela prova que a providência de Deus nos enviou, o Senhor não pode fazer nada para nós.
É preciso que a paz de Deus aquiete a nossa mente e faça descansar o nosso coração. Temos que pôr a mão na mão de Deus, como uma criança, e deixar que Ele nos guie para dentro do Seu amor. Aí há plena luz.
Ele conhece o caminho de saída da mata. Subamos no Seu regaço e confiemos em que Ele nos tirará da situação pelo caminho mais curto e seguro. — Dr. Pardington
Lembre-se de que nós não sabemos pilotar, mas que temos um Piloto.
" Entrega teu caminho ao Senhor, confia nEle e tudo Ele fará." Sl.38.5

Deus te abençoe em nome do Senhor Jesus.
pr. Joel e obreiros do ministério M.C.A.
2015






6 de Outubro
Ele não abriu a sua boca. (Is 53.7.)

De quanta graça precisamos para receber bem um mal-entendido! Para receber em santa suavidade um mau julgamento! Nada prova tanto o caráter cristão como uma coisa má que é dita contra ele. É o teste que logo prova se somos banhados a ouro, ou se somos ouro maciço. Se apenas pudéssemos conhecer as bênçãos que estão ocultas em nossas tribulações, diríamos como Davi, quando amaldiçoado por Simei: "Deixai-o, que amaldiçoe, ... porventura ... o Senhor me pagará com bem a sua maldição deste dia."
 Algumas pessoas facilmente se afastam da grandeza do trabalho de sua vida, para perseguirem seus ofensores e inimigos, e sua vida se torna um insignificante redemoinho de atividades. É como mexer num ninho de vespas. Você pode dispersá-las, mas provavelmente ficará muito picado e nada obterá em troca de suas dores, pois nem o seu mel vale a pena.
Deus nos dê mais do caráter dAquele que, "quando o injuriavam, não injuriava, mas entregava-se àquele que julga justamente". "Considerai aquele que suportou tais contradições dos pecadores contra si mesmo." — A. B. Simpson

Deus te abençoe em nome do Senhor Jesus.
pr. Joel e obreiros do ministério M.C.A.
2015



30 de Setembro

Como a águia desperta a sua ninhada e voeja sobre os seus filhotes, estende as suas asas, e, tornando-os, os leva sobre elas, assim só o Senhor o guiou, e não havia com ele deus estranho. (Dt 32.11,12.)

Nosso Pai todo-poderoso tem prazer em conduzir as tenras avezinhas que estão sob o Seu cuidado, até à beira do precipício, e mesmo em empurrá-las aos abismos de ar, para que possam aprender a conhecer o desconhecido poder de vôo que possuem, o qual lhes será para sempre um prazer.

Se na tentativa elas são expostas a perigo a que não estão acostumadas, Ele está preparado para Se colocar debaixo delas e levá-las para o alto, em Suas poderosas asas. Quando Deus leva algum de Seus filhos a uma situação de dificuldade sem precedentes, este pode sempre contar com Ele para livrá-lo. — The Song of Victory

"Quando Deus põe um peso sobre nós, Ele sempre põe seu braço debaixo.
'' Havia uma plantinha, pequena e mirrada, que crescia à sombra de um carvalho. E a plantinha gostava da sombra que a cobria e sabia apreciar a quietude que lhe garantia seu nobre amigo. Mas uma bênção estava reservada para aquela plantinha.
Um belo dia, lá veio um lenhador e derrubou o carvalho. A pequena planta chorou e exclamou: "Foi-se embora o meu abrigo. Todos os maus ventos soprarão sobre mim, e toda tempestade procurará arrancar-me!"

"Não, não", disse o anjo daquela flor, "agora o sol vai banhar você; agora as chuvas cairão mais copiosamente sobre você; agora a sua forma raquítica se expandirá em beleza, e a sua flor, que nunca pôde desabrochar em toda a sua perfeição, sorrirá ao sol, e os homens dirão: 'Como cresceu em importância aquela planta! Como ficou linda, depois que retiraram o que era a sua sombra e alegria!" Você não vê, pois, que Deus pode tirar todos os seus confortos e privilégios, para fazer de você um crente melhor? Pois o Senhor sempre treina os Seus soldados, não em colchões de penas, mas levando-os para fora e fazendo-os exercitar-se em marchas forçadas e serviços pesados. Ele os faz atravessar rios a nado, correntes a vau, escalar montes e fazer longas caminhadas carregando às costas pesadas mochilas de sofrimento.
Este é o método que Ele usa para fazer soldados — não é vestindo-os de belos uniformes, para se jactarem à porta das barracas e serem olhados como finos cavalheiros pelos que circulam nos parques. Deus sabe que os soldados só são formados no campo de batalha; não em tempos de paz. Bem, irmão, será que isso não explica tudo? Não
estará o Senhor tomando as graças que estão em você e fazendo-as desabrochar? Lançando-o no calor da batalha, não estará o Senhor desenvolvendo em você as qualidades do soldado? E não deverá você usar todos os recursos que Ele lhe deu, para sair vencedor? — Spurgeon

Deus te abençoe em Nome do Senhor Jesus.
pr. Joel e Obreiros do ministério M.C.A.
2015



26 de Setembro.

Andamos por fé, e não pelo que vemos. (2 Co 5.7.)

Por fé, e não pelo que vemos; Deus não quer que olhemos para o que sentimos. O eu, sim, pode querer isto; e Satanás também. Mas Deus quer que observemos os fatos, não as emoções: a realidade de Cristo, e a obra completa e perfeita que fez por nós.
Quando olhamos para essa preciosa realidade, e cremos nela simplesmente porque Deus diz que é realidade, Ele toma conta dos nossos sentimentos e emoções.
Deus nunca nos dá emoções para nos encorajar a confiar nEle;
Deus nunca nos dá emoções para sabermos que já confiamos inteiramente nEle. Deus só nos dá emoções, quando vê que estamos confiando nEle mesmo sem sentir nada, descansando apenas na Sua Palavra e na Sua fidelidade em cumprir as Suas promessas.
É só então que as emoções (quando são de Deus) podem nos sobrevir. E Deus nos dará as emoções, na medida e no momento que o Seu amor achar melhor para cada caso em particular.
Precisamos escolher entre olhar para as nossas emoções e olhar em direção às realidades de Deus. Nossas emoções podem ser incertas como o mar ou as areias movediças. As realidades de Deus são tão certas como a Rocha dos Séculos, como Cristo mesmo, que é o mesmo ontem, hoje e para sempre.



Deus te abençoe poderosamente em nome do senhor Jesus.
pr. Joel e Obreiros do ministério M.C.A.
2015














12 de Setembro
Quem é esta que sobe do deserto e vem encostada ao seu amado? (Ct 8.5.)

Alguém certa vez aprendeu uma lição valiosa, numa reunião de oração. Um modesto irmão  pediu ao Senhor várias bênçãos — como costumamos fazer — e agradeceu por muitas já recebidas — como todos nós fazemos, mas terminou com uma petição estranha: "E, ó Senhor, põe estacas em nós! Sim; põe estacas em todas as nossas necessidades de encostar!'' Você tem necessidade de se encostar? A oração daquele homem humilde as apresenta aos nossos olhos de uma maneira nova, e também nos mostra o Grande Sustentador sob uma nova luz. Ele está sempre andando ao lado do crente, pronto a estender Seu braço poderoso e escorar o fraco "Em todos as nossas necessidades de encostar".

Meu Jesus Se fez por mim Tudo, sim!
NEle encontro, pois, assim, Tudo para mim.
Santidade, amor, poder, — Cada instante em meu viver Redenção e paz sem fim,
Tudo Ele é pra mim! Sobre a Cruz por mim sofreu Tudo, sim!
Resgatou-me e fez-me Seu. Tudo é para mim!
Só Jesus me satisfaz Tudo, sim!
Sempre limpo e são me faz, Tudo é para mim.
Ele é todo o meu prazer, — Tudo, sim! Me segura e faz vencer!
Tudo é para mim. Glória, honra e amor Lhe dou! Tudo, sim!
Seu eternamente sou! Tudo é para mim!

Glórias a Deus!!!
Deus te abençoe em nome do Senhor Jesus.
pr. Joel e obreiros do ministério M.C.A.
2015









10 de Setembro
Vai, disse-lhe Jesus; teu filho vive.

O homem creu na palavra de Jesus, e partiu. (Jo 4.50.) Orando, crede. (Mc 11.24.) Quando um assunto requer oração específica, devemos orar, até estarmos seguros de que o assunto está nas mãos de Deus; até podermos, com sinceridade, dar-lhe graças pela resposta. Se a resposta aparentemente demorar, não devemos ficar orando como quem não crê que ela vem. Tal oração, em vez de servir de ajuda, será um obstáculo, pois, quando acabarmos de orar, veremos que a nossa fé se enfraqueceu ou até mesmo se foi.
O impulso que nos leva a fazer essa oração veio evidentemente de nós mesmos ou do inimigo. Se o Senhor está-nos fazendo esperar, pode não ser errado mencionarmos o assunto a Ele outra vez, mas façamo-lo como alguém que está crendo. Não oremos de tal modo a perder a fé, em vez de crescer na fé. Digamos ao Senhor que estamos esperando e crendo que Ele nos ouviu, e desde já, louvemo-lO pela resposta.
A própria fé é robustecida quando podemos dar graças pela resposta que já cremos que vamos receber. A oração que nos faz sair da fé nega tanto a promessa de Deus na Sua Palavra, como aquele "Sim" que Ele segredou ao nosso coração. Essas orações expressam a inquietação do coração, e inquietação resulta de incredulidade quanto à resposta. "Pois nós os que cremos entramos no repouso" (Hb 4.3).
É quando ficamos mais voltados para as dificuldades do que para as promessas de Deus, que muitas vezes nascem essas orações ansiosas. Vigiemos e oremos para não cairmos na tentação de orar assim. Abraão, "embora levasse em conta o seu próprio corpo já amortecido, não duvidou da promessa de Deus" (Rm 4.19,20).
Fé não é um sentido, nem vista, nem razão — é tomar a Deus na sua Palavra. — Evans
O começo da ansiedade é o fim da fé, e o começo da fé é o fim da ansiedade. — Jorge Müller
 "Visto que por tal caminho nunca passastes antes" (Js 3.4). No meio de circunstâncias confortáveis a sua fé não vai crescer. Num momento a sós com Deus, Ele nos dá uma promessa e, com palavras grandiosas e cheias de graça, confirma uma aliança conosco. Põe-se, então, à distância para ver quanto nós cremos, e a seguir, permite que o tentador venha — ah, e a prova parece contradizer tudo o que Ele falou. É nessa hora que a fé ganha a coroa. É o momento de olharmos para cima através da tempestade e, do meio dos navegantes atemorizados, exclamar: "Eu confio em Deus, que sucederá do modo por que me foi dito".

 Eu sei em quem tenho crido.
 Ele criou céus e terra,
Me fez, e por mim se deu.
Por isso, rujam as águas,
No que me falou, espero.
Fiel é o que prometeu.

Deus te abençoe em nome do Senhor Jesus.
pr. Joel e obreiros do ministério M.C.A.
2015










9 de Setembro

E assim, esperando com paciência, alcançou a promessa. (Hb 6.15.)

Abraão foi provado por longo tempo, mas foi abundantemente recompensado. O Senhor o provou através de uma demora em cumprir a promessa.
Satanás o provou pela tentação; Sara o provou por sua impertinência; os homens o provaram pelo ciúme, desconfiança e oposição: mas ele suportou tudo pacientemente. Não discutiu a veracidade da promessa, Não limitou o poder de Deus, não duvidou da Sua fidelidade, nem magoou o Seu amor. Antes curvou-se à soberania de Deus, submeteu-se à Sua infinita sabedoria e ficou em silêncio, apesar das demoras, esperando a ocasião determinada pelo Senhor. E assim, tendo esperado com paciência, alcançou a promessa.
As promessas de Deus não podem deixar de ser cumpridas. Os que pacientemente esperam não serão decepcionados. A expectação da fé será recompensada.

Amado leitor, a conduta de Abraão condena um espírito apressado, reprova a murmuração, recomenda o espírito paciente e encoraja uma quieta submissão à vontade e aos caminhos de Deus. Lembre-se de que Abraão foi provado; de que ele esperou paciente-mente; recebeu a promessa e foi satisfeito. Imite o seu exemplo, e receberá a mesma bênção.

Deus te abençoe poderosamente em nome do Senhor Jesus.
pr. Joel e obreiros do ministério M.C.A.
2015




8 de Setembro

Não havia muita terra. (Mt 13.5.)

Parece-nos, pelo ensino desta parábola, que nós temos alguma coisa a ver com o solo. A semente frutífera caiu num "coração reto e bom". Creio que há pessoas sem profundidade que são como o solo sem muita terra — aqueles que não têm um propósito real, que são movidos por qualquer apelo comovente, ou por um bom sermão, uma melodia sentimental, e que, a princípio, parece que vão produzir alguma coisa; mas não há muita terra — não há profundidade, não há um propósito honesto e profundo, não há um desejo real de conhecer o dever a fim de cumpri-lo. Olhemos para o solo do nosso coração.

Quando um soldado romano era informado por seu dirigente de que, se insistisse em seguir determinada expedição, provavelmente iria morrer, a resposta era: "É necessário que eu vá; não é necessário que eu viva
." Isto é profundidade. Quando estamos assim convictos, alguma coisa resultará daí. A natureza superficial vive dos seus impulsos, impressões, intuições, instintos e, também, do que a cerca. O caráter profundo olha para além dessas coisas e, enfrentando tempestades e nuvens, avança para a região ensolarada do outro lado; ele espera pelo amanhã, que sempre traz o reverso da dor e da aparente derrota e fracasso.

Quando Deus nos faz profundos, então pode dar-nos também Suas verdades e segredos mais profundos e confiar-nos coisas maiores. Senhor guia-me às profundezas da Tua vida e livra-me de uma experiência superficial.

Deus te abençoe em nome do Senhor Jesus.
pr. Joel e obreiros do ministério M.C.A.
2015



06 de Setembro

Tu permaneces. (Hb 1.11.) 

Há sempre muitas lareiras solitárias — sim, e quantas! E os que se assentam junto delas, ao lado da cadeira vazia, não podem conter as lágrimas que lhes brotam. Há pessoas que estão sempre tão sozinhas. Mas há um Ser invisível ali mesmo ao seu alcance. É que, por alguma razão, não tomamos consciência da Sua presença. Ter consciência desse fato é uma bênção, mas é raro. Pertence à disposição, aos sentimentos. Depende das condições do tempo e das condições físicas. A chuva, a neblina lá fora, a noite mal dormida, a dor penetrante, estas coisas influem tanto em nossa disposição, que parecem obscurecer completamente aquela percepção. 
Mas há algo um pouco mais elevado do que ter consciência. É ainda mais maravilhoso. É independente de todas essas condições exteriores, e é algo que permanece. E é isto: o reconhecimento pela fé, daquela Presença invisível, tão maravilhosa e tranqüilizadora, que suaviza, acalma e aquece. Reconheça a presença dEle, do Mestre. Ele está aqui, bem perto; Sua presença é real. Reconhecer este fato nos ajudará a ter consciência dele também, mas o reconhecimento pela fé não depende de se ter ou não consciência dele. 
Pois a própria verdade é uma Presença, não uma coisa ou mera afirmação. Alguém está presente: um Amigo que nos quer bem, um Senhor todo-poderoso. E isto é uma confortante mensagem para os corações que choram, qualquer que seja a razão das lágrimas. — S. D. Gordon

Deus te abençoe em nome do Senhor Jesus.
pr. Joel e obreiros do ministério M.C.A.
2015










AGOSTO


31 de Agosto

Bem-aventurados os que não viram, e creram. (Jo 20.29.)

Como é forte a cilada das coisas visíveis, e como é necessário que Deus nos conserve voltados para as invisíveis! Se Pedro vai andar sobre as águas, precisa andar; se vai nadar, precisa nadar; mas não pode fazer as duas coisas ao mesmo tempo. Se um pássaro vai voar, precisa afastar-se das cercas e árvores e confiar em suas asas. Mas se procurar conservar o chão ao seu alcance, seu vôo será bem precário.
Deus teve que levar Abraão ao limite de suas próprias forças; mostrando-lhe que em seu próprio corpo ele nada podia. Abraão precisou chegar a considerar seu corpo como amortecido, para depois esperar que Deus realizasse a obra toda; e quando tirou os olhos de si mesmo e confiou só em Deus, então ficou inteiramente persuadido de que, se Deus havia feito a ele a promessa, era também poderoso para cumpri-la.
É isso que Deus está-nos ensinando, e muitas vezes Ele tem que afastar da nossa vida os resultados positivos, até que aprendamos a nEle confiar, sem o apoio deles. Então terá prazer em tornar a Sua Palavra bem real para nós por meio de fatos visíveis, assim como já nos é real por meio da fé.

Deus te abençoe em nome do Senhor Jesus.
pr. Joel e obreiros do ministério M.C.A.
2015




29 de Agosto

Ele próprio, carregando a sua cruz, saiu... (Jo 19.17.)

 Há uma poesia chamada "A Cruz Trocada", que fala de uma mulher que, muito cansada, achou que a sua cruz era mais pesada do que a das pessoas à sua volta, e desejou trocá-la por outra. Certa vez sonhou que tinha sido levada a um lugar onde havia muitas cruzes, de diversos formatos e tamanhos. Havia uma bem pequena e linda cravejada de ouro e pedras preciosas. "Ah, esta eu posso carregar facilmente", disse ela. Então tomou-a; mas seu corpo frágil estremeceu sob o peso daquela cruz. As pedras e o ouro eram lindos, mas o peso era demais para ela.
A seguir viu uma bonita cruz, com flores entrelaçadas ao redor de seu tronco e braços. Esta seria a cruz ideal, pensou. Então tomou-a, mas sob as flores havia espinhos, que lhe feriram os ombros. Finalmente, mais adiante, viu uma cruz simples, sem jóias, sem entalhes, tendo apenas algumas palavras de amor inscritas nela. Pegou-a, e viu que era a melhor de todas, a mais fácil de carregar. E enquanto a contemplava banhada pela luz que vinha do céu, reconheceu que era a sua própria cruz. Ela a havia encontrado de novo, e era a melhor de todas, e a que lhe pareceu mais leve.
Deus sabe melhor qual é a cruz que devemos levar. Nós não sabemos o peso da cruz dos outros. Invejamos uma pessoa que é rica; a sua cruz é de ouro e pedras preciosas, mas não sabemos o peso que tem. Ali está outra pessoa cuja vida parece muito agradável. Sua cruz está ornada de flores. Se pudéssemos experimentar todas as outras cruzes que julgamos mais leves do que a nossa, descobriríamos por fim que nenhuma delas é tão certa para nós como a nossa. — Glimpses through Life's Window

" E chamando a si a multidão, com os seu discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me." Mc. 8.34

Deus te abençoe em nome do Senhor Jesus.

pr. Joel e obreiros do ministério M.C.A.
2015








28 de Agosto Ali os provou. (Êx 15.25.)

Estive certa vez na sala-de-provas de uma grande indústria de aço. À minha volta achavam-se pequenas divisões e compartimentos, e nelas, peças de aço que haviam sido provadas. Cada uma estava marcada com um número que mostrava seu ponto de resistência.
Algumas haviam sido torcidas até se quebrarem, e a força de torção estava registrada nelas. Outras haviam sido esticadas até ao ponto máximo, e sua resistência à tração também estava ali indicada. Outras, ainda, haviam sido prensadas até ao máximo, e também estavam marcadas. O chefe das obras sabia exatamente o que aquelas peças de aço suportariam sob pressão. Sabia exatamente o que aguentariam se colocadas num grande navio, edifício ou ponte. E sabia isto porque a sala-de-provas o havia revelado.
Muitas vezes, isto acontece com os filhos de Deus. Ele não quer que sejamos como vasos de vidro ou porcelana. Deseja ver-nos como essas peças de aço, enrijecidas, capazes de suportar torções e compressões até o máximo, sem desfalecer.
Ele não quer que sejamos plantas de estufa, mas carvalhos batidos pelas tempestades; não dunas de areia, movidas por qualquer rajada de vento, mas rochas de granito, arrostando os mais furiosos temporais. Para tornar-nos assim, Ele precisa levar-nos à Sua sala-de-provas do sofrimento.
Muitos de nós não precisam de outro argumento que a própria experiência, para provar que de fato o sofrimento é a sala-de-provas da fé. — J. H. McC.
É muito fácil falarmos e apresentarmos teorias sobre a fé, mas, muitas vezes, Deus nos lança no cadinho para provar o nosso ouro e para separar dele a escória e as imperfeições. Felizes somos nós, se os furacões que encrespam o mar inquieto da vida têm o efeito de tornar Jesus ainda mais precioso ao nosso coração. É melhor a tempestade com Cristo do que águas mansas sem Ele. — Macduff
Como seria, se Deus não pudesse usar o sofrimento para amadurecer a nossa vida?

Deus te abençoe em nome do Senhor Jesus.
pr. Joel e obreiros do ministério M.C.A.
2015





26 de Agosto

 Não está em mim. (Jó 38.14.)

Lembro-me de que, certa ocasião, eu disse: "É do mar que eu preciso." E fui passar alguns dias à beira-mar. Mas este parecia dizer-me: "Não está em mim!" O mar não me deu o que eu esperava. Então pensei: "É nas montanhas que vou conseguir descansar." E fui para a montanha.

Quando acordei de manhã, lá estava o grande monte que eu tanto queria ver; mas ele disse: "Não está em mim!" Ele não me satisfez. Ah! Eu precisava era do mar do Seu amor e dos altos montes da Sua verdade dentro de mim. Foi a sabedoria que as "profundezas" disseram não estar nelas, e que se não pode comparar a jóias ou pedras preciosas. Cristo é a sabedoria, e é a nossa mais premente necessidade. O problema de nossa inquietação interior só pode ser resolvido pela revelação do Seu eterno interesse e amor por nós. — Margaret Bottome

Ninguém pode prender uma águia na floresta. Pode-se cercá-la de
um coro dos mais maviosos pássaros, pode-se dar-lhe um poleiro no melhor galho de um pinheiro, pode-se encarregar outras aves de lhe trazerem as mais deliciosas iguarias: ela desprezará tudo. Ela estenderá suas possantes asas e fitando os píncaros dos montes, cortará os ares em direção às mansões ancestrais, situadas entre penhas e rodeadas da música selvagem dos temporais e das cascatas.

A alma do homem, em seus vôos de águia, não achará pouso senão na Rocha Eterna. Suas mansões ancestrais são as mansões do céu. Seus rochedos são os atributos de Deus. O impulso do seu vôo majestoso é a eternidade. "SENHOR, tu tens sido a nossa morada de geração em geração."
— Macduff

"Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão de seu ventre" João 7.38

Deus te abençoe em nome do Senhor Jesus.
pr. Joel e obreiros do ministério  M.C.A.
2015



25 de Agosto

Encerrados para aquela fé. (Gl 3.23.)

No passado, Deus deixou que o homem ficasse sob a guarda da lei, a fim de que aprendesse o caminho mais excelente da fé. Pois na lei ele veria os altos padrões de Deus, e também reconheceria sua própria incapacidade; então estaria predisposto para aprender o caminho divino da fé.
Deus ainda nos encerra para a fé. Nossa natureza, nossas circunstâncias, provas e desilusões, todas servem para nos encerrar guardados, até que vejamos que a única saída é o caminho divino da fé. Moisés tentou conseguir o livramento de seu povo pelo esforço próprio, pela influência pessoal, e até pela violência. Deus teve de deixá-lo quarenta anos no deserto, até ele estar preparado para o trabalho.
Paulo e Silas foram enviados por Deus a pregar na Europa. Desembarcaram e foram a Filipos. Foram açoitados e postos na prisão com os pés no tronco. Ficaram ali encerrados para a fé.
Confiaram em Deus. Entoaram louvores a Ele na hora mais escura, e Deus operou livramento e salvação.
João foi exilado na ilha de Patmos: foi encerrado para a fé. Não tivesse ele sido encerrado, nunca teria visto tão gloriosas visões de Deus.

Amado leitor, você está em alguma grande dificuldade? Teve alguma desilusão? Sofreu alguma dor terrível, alguma perda muito grande? Está num lugar difícil? Ânimo! Você está encerrado para a fé. Aceite sua dificuldade da maneira certa. Entregue-a a Deus. Louve-O porque Ele faz com que todas as coisas cooperem para o bem e porque Deus trabalha para aquele que nele espera. Você receberá bênçãos, auxílio e revelações de Deus que de outra forma não lhe teriam sobrevindo; e, além de você, muitos receberão grandes bênçãos e revelações porque a sua vida esteve encerrada para a fé.
_CHP.

Deus te abençoe em nome do Senhor Jesus Cristo.
pr. Joel e obreiros do ministério M.C.A.
2015









24 de Agosto
Recebi tudo, e tenho abundância. (Fp 4.18.)

Num livro de jardinagem que possuo há um capítulo com título interessante: "Flores que crescem na sombra". Trata daqueles recantos do jardim, que não recebem sol. E o manual informa quais os tipos de flor que não temem esses lugares.
Há similares no mundo espiritual. Eles se manifestam quando as circunstâncias se tornam difíceis. Crescem nos lugares sombrios. De outra forma, como poderíamos explicar algumas das experiências do apóstolo Paulo? Aqui está ele na prisão em Roma.
A missão suprema de sua vida parece estar anulada.
Mas é justamente nesta atmosfera, que as flores começam a mostrar seu esplendor e glória. Ele pode tê-las visto antes, crescendo na estrada aberta, mas nunca com o viço e beleza que apresentam agora. As palavras de promessa abriram seu tesouro de um modo que ele nunca vira antes.
Entre esses tesouros havia coisas maravilhosas, como a graça e o amor de Cristo, assim como seu gozo e sua paz; e parecia que elas precisavam ser cercadas de sombra para poderem exteriorizar seu segredo e sua glória interior. Por alguma razão, essa atmosfera de sombra tornou-se o ambiente de uma revelação, e Paulo começou a perceber, como nunca dantes, toda extensão e riqueza de sua herança espiritual.
Quem ainda não conheceu pessoas que, quando chegam a lugares de sombra e solidão, revestem-se de forças e de esperança como de um manto? Elas podem ser até aprisionadas, mas levam consigo o seu tesouro. Ninguém pode separá-las dele. Poderão viver em um deserto, mas "o deserto e a terra sedenta se regozijarão; o ermo exultará e florescerá como o narciso".

 "Toda flor, mesmo a mais bela, produz sombra, enquanto balançar à luz do sol."

Deus te abençoe grandemente em nome do Senhor Jesus.
pr. Joel e obreiros do ministério M.C.A.
2015




21 de Agosto

Mas a pomba, não achando onde pousar o pé, tornou a ele... À tarde ela voltou a ele; trazia no bico uma folha nova de oliveira. (Gn 8.9-11.)

Deus sabe exatamente quando nos deve negar qualquer sinal de encorajamento e quando nos deve dar algum. Como é bom saber que sempre podemos confiar nEle! Quando nos são tiradas todas as evidencias de que Ele Se lembra de nós, tanto melhor. A Sua Palavra e as Suas promessas são muito mais sólidas e de confiança do que qualquer evidência fornecida pelos sentimentos, e o Senhor quer que aprendamos isso. Quando Ele nos dá as evidências, muito bem; mas saberemos apreciá-las melhor depois de termos confiado sem elas. Os que estão prontos a confiar em Deus sem outra evidência senão a Sua Palavra, sempre recebem o maior número de evidências da parte do Seu amor.

Deus te abençoe poderosamente em nome de Jesus.
pr. Joel e obreiros do ministério M.C.A.
2015




20 de Agosto

Ficando ele só; e lutava com ele um homem até ao romper do dia. (Gn 32.24.)

Isto era mais Deus lutando com Jacó, do que Jacó lutando com Deus. Era o Filho do homem, o Anjo da Aliança — era Deus em forma humana, lutando para tentar expulsar de Jacó sua velha vida.

E antes que a manhã rompesse, Deus havia prevalecido e Jacó caíra com a coxa deslocada. Mas ao cair, caiu nos braços de Deus, e neles se agarrou e lutou mais, até que a bênção veio; e a nova vida surgiu, e ele foi elevado do natural para o sobrenatural, do terreno para o celeste, do humano para o divino.
Ao prosseguir em seu caminho naquela manhã, ele era um homem fraco e quebrado, mas Deus estava com ele. E a voz do céu proclamou: "Não se chamará mais o teu nome Jacó, mas Israel; pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens, e prevaleceste.", Amado leitor, esta será sempre uma cena típica de cada vida transformada. Se Deus nos tem chamado para um plano mais alto e melhor, teremos que passar pela hora de crise. Hora em que todos os recursos humanos falham; hora em que enfrentamos, ou ruína, ou algo superior a tudo com que sonhamos; hora em que precisamos da infinita ajuda de Deus! Contudo, sabemos que, antes de podermos ter essa ajuda, precisamos desistir de alguma coisa; precisamos render-nos completamente; precisamos abandonar nossa própria sabedoria, força e justiça, e tornar-nos pessoas crucificadas com Cristo e vivas nEle! Pois bem, Deus sabe levar-nos a essa crise, e sabe fazer-nos atravessá-la.

Será que Ele o está conduzindo assim, prezado leitor? É isto que significa sua profunda aflição, seu ambiente difícil, aquela situação penosa, aquele lugar de provação aonde você não pode ir sem Ele, e contudo não tem bastante dEle para lhe dar a vitória?

Volte-se para o Deus de Jacó! Lance-se totalmente a Seus pés. Morra para a sua própria força e sabedoria, abandone-se em Seus braços amorosos, e depois levante-se, como Jacó, pela força e suficiência dEle. A única saída desse seu poço estreito é no topo. Você precisa obter livramento, elevando-se a um plano mais alto e entrando numa nova experiência com Deus. Que ela possa trazê-lo a tudo o que está contido na revelação do Poderoso DEUS de Jacó! — But God

Deus te abençoe em nome de Jesus.
pr. Joel e obreiros do ministério M.C.A.
2015


17 de Agosto

Confio em Deus, que sucedera do modo por que me foi dito. (At 27.25.) 

Alguns anos atrás, fiz uma viagem aos Estados Unidos em um navio cujo capitão era um crente muito dedicado. Quando nos aproximávamos das costas da Terra Nova, ele me disse: "A última vez que atravessei este trecho, há um mês, aconteceu uma coisa que revolucionou toda a minha vida cristã. Encontrava-se a bordo George Müller.
Eu estivera 24 horas na ponte de comando. George Müller procurou-me e disse: 'Capitão, vim dizer-lhe que preciso estar em Quebec no sábado à tarde.' É impossível', respondi. 'Muito bem, se o seu navio não pode levar-me, Deus achará outra maneira. Há 57 anos que nunca quebro um compromisso. Desçamos até a cabine de mapas. Vamos orar.

"Olhei para aquele homem de Deus e pensei de que asilo de lunáticos teria ele fugido. Eu jamais tinha ouvido coisa semelhante. 'Sr. Müller', disse eu, 'o senhor sabe a densidade desta neblina?' 'Não', respondeu ele, 'meus olhos não estão fixos na densidade da neblina, mas no Deus vivo, que controla cada circunstância da minha vida.'
"Ele se ajoelhou e fez uma das orações mais simples que já ouvi, e quando acabou, eu iria orar; mas ele pôs a mão no meu ombro e me disse que não o fizesse. 'Em primeiro lugar, você não crê que Ele atenderá, e em segundo, eu creio que ele já respondeu, e não há mais necessidade de que você ore.' "Olhei para ele, e ele me disse: "Capitão, já faz 57 anos que eu conheço o meu Deus, e nunca houve um só dia que eu deixasse de ter audiência com ele.
Levante-se, Capitão, e abra a porta, e verá que a neblina se foi.'. Levantei-me e vi que assim era. No sábado à tarde, George Müller estava em Quebec para o seu compromisso."

"Perto está o SENHOR de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em VERDADE." Salmo 145.18
Deus te abençoe grandemente neste dia.
pr. Joel e obreiros do ministério M.C.A.
2015





16 de Agosto

Esperei com paciência no Senhor. (Sl 40.1.)

Esperar é muito mais difícil do que andar. Esperar requer paciência, e a paciência é uma virtude rara. É bom saber que Deus constrói cercas em volta do Seu povo, mas isto se considerarmos a cerca apenas do ponto de vista de proteção. Porém, quando uma cerca é conservada e, sendo uma cerca-viva, vai crescendo tanto que impede a visão do que está do outro lado, o coração começa a imaginar se algum dia ele sairá daquele pequeno círculo de influência e serviço em que está contido. E às vezes é difícil para a pessoa entender por que não pode viver numa esfera maior. É-lhe difícil "brilhar no seu cantinho".
Mas Deus tem um propósito em todos os Seus impedimentos. "O Senhor firma os passos do homem bom", diz o Salmo 37.23. "E as paradas também", era a anotação que George Müller tinha ao lado desse versículo, na margem de sua Bíblia. O homem que abrir caminho através das cercas de Deus cometerá um triste engano. Um princípio vital de orientação é que o crente nunca deve se afastar do lugar onde Deus o colocou, enquanto a Coluna de Nuvem não se mover. — Sunday School Times

Quando aprendermos a esperar sempre a orientação do Senhor em todas as coisas, seremos fortes, teremos a força que nos levará a ter um andar sempre equilibrado e constante. Muitos de nós estamos sem o poder que tanto desejamos. Mas Deus nos concede pleno poder para cada tarefa que Ele nos dá. Esperar, manter-nos fiel à Sua orientação, eis o segredo para obtê-lo. E qualquer coisa que sair fora desta linha de obediência é esperdício de tempo e energias. Esperemos vigilantes pela direção de Deus. — S. D. Gordon

Uma pessoa que é obrigada a estar quieta, em inatividade forçada, e vê passar diante de si as ondas palpitantes da vida, será que a existência precisa lhe ser um fracasso? Não; a vitória é para ser conseguida em ficar parado: em uma espera tranqüila. E isto é muitas vezes mais difícil do que correr nos dias em que podemos estar ativos. Requer maior heroísmo ficar ali e esperar, sem perder o ânimo nem a esperança; submeter-se à vontade de Deus; deixar com os outros o trabalho e as honras dele; ficar calmo e confiante, regozijando-se sempre, enquanto a multidão feliz e atarefada avança e vai embora. É a vida mais elevada: "Tendo feito tudo, ficar firme". — J. R. Miller
Deus te abençoe em nome de Jesus.
pr.Joel e obreiros do ministério M.C.A.
2015


15 de Agosto

"Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais." Jeremias 29:11


 Se andamos angustiados e ansiosos com as coisas deste mundo, é porque ainda não entendemos que o Senhor tem planos para nossa vida, e que Ele zela por cumprir sua palavra. Seus pensamentos são de paz para nossa vida, por isso quando andamos e esperamos no Senhor, e temos a certeza que o melhor Ele fará, nossa ansiedade vai embora. São muitos os sonhos de Deus para a nossa vida, e muitas vezes não os entendemos, mas sua vontade se cumprirá em nossa vida porque Ele é Fiel.

Deus te abençoe em nome de Jesus.
pr. Joel e obreiros da M.C.A.
2015




14 de Agosto
Nenhuma autoridade terias sobre mim se de cima não te fosse dada. (Jo 19.11.)

O filho de Deus que nEle confia e Lhe obedece, só é atingido pelo mal quando o Senhor permite. Este fato é suficiente para fazer da nossa vida um constante gozo e ação de graças, pois "a vontade de Deus é a única coisa auspiciosa, alegre e gloriosa deste mundo". E ela está operando em nosso favor, o tempo todo, com todo o poder; nada a poderá impedir, se estivermos submissos e crendo.

Alguém que estava passando por um período de profunda aflição escreveu a um amigo o seguinte: "É maravilhoso saber que, embora uma coisa nos pareça muito injusta, e nos pareça vinda de Satanás, no momento em que ela nos atinge, constitui-se na vontade de Deus para nós, e contribuirá para o nosso bem. Pois todas as coisas contribuem juntamente para o bem dos que amam a Deus, e nós O amamos.
E mesmo no instante em que era traído, Cristo disse: 'Não beberei eu o cálice que o Pai me deu?" Se estivermos vivendo no centro da vontade de Deus somos plenamente protegidos por Ele. Os ataques que Satanás possa lançar contra nós através do pecado de outros não apenas não têm poder para nos fazer mal, como também são transformados em bênçãos. — H. W. S.

Sabemos — que segurança — Que todas as coisas, juntas, Cooperam só para o bem Daqueles que amam a Deus. Se sabemos, descansemos, Pois Ele cuida dos Seus.

Deus te abençoe em nome do Senhor Jesus.
pr. Joel e obreiros da M.C.A.
2015


13 de Agosto

Estando as nuvens cheias, derramam aguaceiro sobre a terra. (Ec 11.3.)

Então, por que tememos as nuvens que agora escurecem o nosso céu? É verdade que por algum tempo elas encobrem o sol, mas este não é apagado por elas; breve aparecerá novamente. Enquanto isso, aquelas nuvens negras estão cheias de água; e quanto mais escuras estiverem,
mais abundantes as chuvas que derramarão.
Como podemos ter chuva sem nuvens? Nossas tribulações sempre nos têm trazido bênçãos, e sempre trarão. Elas são carros escuros que transportam brilhante graça. Essas nuvens logo derramarão suas águas, e toda erva tenra se alegrará com elas. Nosso Deus poderá embeber-nos em dores, mas nos renovará com misericórdia.
As cartas de amor de Deus muitas vezes nos vêm em envelopes tarjados de preto. Seus carros rangem, mas estão carregados de favores. A Sua vara floresce com flores suaves e frutos nutritivos. Não fiquemos preocupados por causa das nuvens, mas cantemos, pois as flores de outubro nos são trazidas pelas nuvens e chuvas de setembro.
Ó Senhor, as nuvens são a poeira dos Teus pés! Como Tu estás perto de nós no dia nublado e escuro! O amor Te contempla e se alegra. A fé vê as chuvas se derramarem, enchendo de alegria as colinas. — C. H. Spurgeon

Tua presença, ó Mestre,
Minha alma satisfaz.
Em meio à dor, às lutas,
Eu provo a Tua paz!
Seja o momento extremo,
Cerca-me o Teu amor,
E excede o entendimento A Tua paz, Senhor!
Sei que este meu repouso Custou-Te infâmia e dor;
Sofreste a minha angústia
Pra dar-me paz, Senhor.
Por este dom precioso Que o coração refaz,
Nosso louvor recebe, Tu que és a nossa paz! — H.E. A.
"O céu azul é maior do que as nuvens."

Deus te abençoe abundantemente em nome do Senhor Jesus.
pr. Joel e obreiros da M.C.A.
2015









12 de Agosto



Como poderá Deus negar uma bênção que Ele mesmo prometeu?

Ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas. (2 Pe 1.4.)

O navio é construído para ficar sobre as armações? Absoluta-mente! Ele é feito para navegar, e preparado para as tempestades. Quem o construiu preparou-o tendo em mente os temporais e furacões; e se não, foi um construtor muito falho.
Quando Deus fez de nós crentes em Cristo, Ele tinha em mente provar-nos; e quando nos deu promessas e mandou que confiássemos nelas, deu-nos promessas que podiam agüentar tempestades e embates. Você acha que Deus fabrica imitações, como aqueles fabricantes de salva-vidas, que fizeram alguns, que faziam bela vista na vitrina, mas sem utilidade alguma na água?
Já ouvimos falar de espadas que não tinham utilidade na guerra; e até mesmo de sapatos que foram feitos para se comprar mas nunca para se calçar. Os sapatos que Deus faz são de ferro e de bronze, e podemos percorrer com eles todo o caminho para o céu, sem que se gastem; e com os salva-vidas que Ele faz, podemos atravessar mil Atlânticos sem perigo de afundar. Suas promessas foram feitas para serem experimentadas e provadas.
Nada desagrada tanto a Cristo como Seu povo fazer alarde dEle, mas nunca se utilizar de Seu poder. Ele Se deleita em que nos sirvamos dEle. As bênçãos da aliança que Deus fez conosco não estão ali só para serem admiradas, mas para serem utilizadas por nós. Mesmo o Senhor Jesus nos é dado para nosso uso. Não estamos nos apropriando de Cristo como devíamos.

Ó leitor, eu lhe rogo, não trate as promessas de Deus como se fossem curiosidades para um museu, use-as como fontes de conforto diário. Confie no Senhor toda vez que lhe sobrevier uma dificuldade. — C. H. Spurgeon


Deus te abençoe em nome de Jesus.
pr. Joel e obreiros da M.C.A.
2015


11 de Agosto

Ainda que a figueira não floresça, nem há fruto na vide; o produto da oliveira mente, e os campos não produzem mantimento; as ovelhas foram arrebatadas do aprisco, e nos currais não há gado, todavia eu me alegro no Senhor, exulto no Deus da minha salvação. (Hc 3.17.)

Observe, eu lhe peço, como é calamitosa a situação descrita aqui, e como é heróica a fé aqui expressa. É como se ele dissesse: "Embora eu seja reduzido a uma situação de tão grande extremidade que não saiba onde encontrar o sustento, embora veja à minha volta uma casa vazia e um campo desolado e veja as marcas do açoite de Deus onde antes havia os frutos da Sua abundante dádiva, ainda assim eu me regozijarei no Senhor."

Creio que essas palavras são dignas de serem gravadas com diamante numa rocha, para sempre. Possam elas, pela graça divina, ser gravadas no coração de cada um de nós! Embora este texto seja conciso, ele apresenta claramente os seguintes pensamentos: no dia da sua adversidade ele correria para Deus, e que em meio à escuridão ele manteria uma santa firmeza de espírito — mais ainda, teria gozo santo no Senhor e esperaria nEle alegremente. Isto é confiança heróica! Isto é fé excelente! Isto é amor invencível!

Não floresceu a figueira!...
 — A vara de Arão floresceu!
Meu Salvador está vivo.
 — Pra ser meu socorro perfeito.
Deus mesmo O elegeu!
 — Já não há mais mantimento!...
— Mas há o pão do céu, para mim! DEle me vem o sustento;
E a rica fartura que há nEle Jamais terá fim!
 — Já não há fruto na vide!... Mas há na videira de Deus!
Dela sou ramo seguro, E a seiva de vida do tronco Circula nos Seus!
— Não mais produz a oliveira!...
— Mas o óleo de Deus não tem fim.
Da plenitude que há em Cristo
Derrama ainda agora, abundante. Também sobre mim!
— Gado... as ovelhas... se foram!...
Eu tenho o Cordeiro de Deus! Seu sacrifício é perfeito.
Lavado no Sangue, possuo O Reino dos Céus!
Falhem-me as coisas, que importa?
Eu tenho Jesus, meu Senhor! Nada me falta, Ele é tudo.
Minha alma se alegra e descansa No meu Salvador!

Deus te abençoe em nome de Jesus.
pr. Joel e obreiros do ministério M.C.A.
2015



10 de Agosto

Quando, pois, soube que Lázaro estava doente ainda se demorou dois dias no lugar onde estava. (Jo 11.6.)

No começo deste maravilhoso capítulo está a afirmativa: "Jesus amava a Marta, e a sua irmã, e a Lázaro". Isto é para nos ensinar que, no centro e na base de todas as operações de Deus em nós, por mais escuras e misteriosas que sejam, está o amor de Deus: infinito, imerecido e imutável. Precisamos crer nisto de todo o coração. O amor permite o sofrimento. As irmãs não tiveram dúvida de que ele viria, ignorando todos os riscos, para evitar a morte de seu irmão, mas, "quando... soube que estava doente, ainda se demorou dois dias no lugar onde estava".
Ele Se absteve de ir, não porque não os amasse, mas sim porque os amava. Foi o Seu amor que O impediu de Se apressar em direção aos amigos angustiados. Se o amor fosse menos infinito, teria corrido no mesmo instante para aliviar aqueles corações amados e aflitos, para pôr
fim ao seu sofrimento e ter o prazer de enxugar e estancar-lhes as lágrimas, afastando a dor e o gemido. Só o amor divino pôde conter a impetuosidade da compaixão do Salvador até que o Anjo da Dor houvesse completado seu trabalho.
Quem pode calcular quanto devemos à dor e ao sofrimento? Sem eles teríamos pouca aplicação para muitas das principais virtudes da vida cristã. Onde estaria a fé, sem as aflições para prová-la? Onde a paciência, se não tivéssemos dores a suportar? Ou a experiência, sem a tribulação para a desenvolver?

Somos filhos de Deus;
Bem-amados de Deus;
Ele sabe o que faz,
Estejamos em paz.

Deus os abençoe em nome do Senhor Jesus.
pr. Joel e obreiros da M.C.A.
2015



9 de Agosto

Bem-aventurado o homem cuja força está em ti ... o qual, passando pelo vale árido, faz dele um manancial. (Sl 84.5,6.)

Os corações alegres não precisam de consolo. Se quisermos experimentar este precioso dom de Deus, será preciso que desçamos às profundezas do sofrimento. Assim, estaremos preparados para ser cooperadores com Ele.
Quando a noite — a noite inevitável — descer sobre o nosso jardim, quando as folhas se fecharem e as flores já não receberem um só raio de sol, mesmo nas trevas mais espessas, nunca nos faltarão gotas de orvalho celeste — orvalho que cai só depois que o sol se vai.
Coração frágil, não tenha medo,
Seu Salvador Disse; "Não temas, eu sou contigo "Seja onde for.
E mais andamos com o nosso Mestre Na vida aqui,
Mais conhecemos: "Filho, não temas,
Eu te remi.
" Seu Deus é justo;
seu Deus é santo;
Seu Deus é amor;
Seu Deus é sábio; é onipotente;
Ele é o SENHOR.
Por isso, agora, deite e descanse Nas mãos de Deus. São mãos feridas! e tudo regem; Você e os céus.

Deus te abençoe em nome de Jesus.
pr. Joel e obreiros da M.C.A.
2015

8 de Agosto
Tu és o meu Rei, ó Deus; ordena a vitória de Jacó. (Sl 44.4.)

Meu irmão, você encontra inimigos que se opõem ao seu crescimento na graça? Encontra adversários no seu serviço cristão? Pois saiba que todos eles foram vencidos pelo nosso Salvador.
Não precisamos temer os adversários. Quando os tocarmos, fugirão de diante de nós. Deus prometeu entregá-los ante nossa face. Apenas devemos ser fortes e corajosos! Não temamos nada! O Senhor está conosco, e somos valorosos — valorosos porque somos um com O mais valoroso. Tomemos a vitória que é nossa! Toda vez que nossos inimigos nos oprimem, tomemos a vitória que é nossa! Toda vez que nosso coração e carne fraquejarem, olhemos para cima e tomemos a vitória que é nossa!
Estejamos certos de que temos uma participação no triunfo que Jesus conquistou, não para Si somente, mas para todos nós; lembremo-nos de que estávamos nEle quando Ele a conquistou, e tomemos a vitória que e nossa! Já que ela é nossa, lancemos mão dela e recolhamos os despojos. Nem enaquins, nem cidades muradas devem intimidar-nos ou
confundir-nos. Fazem parte da legião dos conquistadores. Tomemos a parte que é nossa na vitória do Salvador. — Josué, Meyer
Somos filhos do Rei. De que maneira estaremos honrando mais ao nosso Divino Soberano: deixando de lançar mão dos nossos direitos e duvidando de que sejam realmente nossos, ou nos apropriando de nosso privilégio de filhos da Família Real e dos direitos que nos pertencem como herdeiros?

Deus te abençoe em nome de Jesus.
pr. Joel e obreiros do Ministério M.C.A.
2015



7 de Agosto
Tendo eles orado, tremeu o lugar onde estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo, e, com intrepidez, anunciavam a palavra de Deus. Com grande poder os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus. (At 4.31,33.)
Christmas Evans conta em seu diário que, num domingo à tarde, enquanto viajava por uma estrada erma, a fim de ir falar numa reunião, Deus lhe mostrou que seu coração estava frio. Diz ele: "Amarrei o cavalo e fui para um lugar retirado da estrada, onde fiquei andando de um lado para outro, enquanto, em agonia de alma, passava em revista minha vida. Permaneci três horas diante de Deus, em profunda tristeza, até que, em dado momento, veio sobre mim uma doce consciência do Seu perdão e amor.
Recebi de Deus um novo batismo do Espírito Santo. Quando o sol já caminhava para o ocaso, voltei à estrada, tomei o cavalo, montei e dirigi-me para o local da reunião. No dia seguinte, preguei com grande poder, a um bom número de pessoas reunidas ao pé de um monte, e foi tal o poder que um despertamento brotou dali, e se espalhou por todo o País de Gales
." A maior pergunta que pode ser feita a quem já nasceu de novo é: "Recebestes o Espírito Santo, quando crestes?"
A Bíblia nos garante que somente o Espírito Santo pode convencer o homem sobre o pecado; Sem o Espírito Santo as pregações são vazias, cheias de teologia humana, palavras racionais, argumentos históricos, mas sem poder.
Me veio a mente nessa manhã que a medida em que crescemos e nos tornamos adultos, deixamos de praticar e até mesmo de apreciar algumas das coisas mais simples e belas da vida, para dar valor as coisas complicadas, e que são do interesse de todo o restante do mundo; e quer me parecer que fazemos isso também com o evangelho e com nossa vida cristã. Nos anos 70 não era fácil ser um CRENTE, ou mesmo filho de um, havia muito deboche e até mesmo discriminação, mas, era muito recompensador, os cultos eram diferentes, a igreja louvava e não assistia alguém louvar, a Palavra pregada na simplicidade do orador vinha de encontro ao nosso intimo e não de encontro ao ego; estávamos preocupados com a salvação, e não com o status; as campanhas de libertação, milagres, cura divina, buscavam fortalecer a fé do CRENTE e não a conta bancária da igreja. Oremos para que possamos ainda voltar a esse tempo de amor pelas almas, amor pela Palavra de Deus, Amor pelo evangelho verdadeiro, amor pela simplicidade do evangelho, amor por Deus.

Deus te abençoe em nome de Jesus.
pr. Joel e obreiros da M.C.A.
2015


6 de Agosto
Levanta-te, vento norte, e vem tu, vento sul; assopra no meu jardim, para que se derramem os seus aromas. (Ct 4.16.)
Observe um momento o significado deste pedido. Sua raiz se encontra no fato seguinte: como numa árvore aromática pode achar-se latente um delicado perfume, assim no coração de um crente podem achar-se, armazenadas e sem desenvolvimento, certas graças. Há muitas "plantas" só de nome, pois delas não se desprendem aromas de sentimentos santos ou de atos piedosos. O mesmo vento sopra tanto no cardo como na planta aromática, mas só uma delas espalha doces perfumes.

Às vezes, Deus envia severas rajadas de provação sobre Seus filhos, para desenvolver as graças que estão neles. Assim como as tochas brilham mais quando agitadas de um lado para outro; assim como o zimbro desprende mais doce perfume quando é atirado nas chamas, também muitas vezes as qualidades mais ricas de um crente só aparecem sob o vento norte do sofrimento e da adversidade. Muitas vezes são os corações moídos que desprendem o aroma que Deus gosta de sentir.

Deus te abençoe em nome de Jesus.
pr. Joel e obreiros do ministério M.C.A.
2015



5 de Agosto

A minha graça te basta, ou seja, a minha graça te É suficiente. (2 Co 12.9.)

Tinha parecido bem a Deus levar o meu filho mais novo em circunstâncias muito dolorosas. Acabara de deixar o corpo do meu pequeno no cemitério ao lado do templo, e, ao voltar para casa, senti que era meu dever pregar sobre o significado das provações.
Descobrindo que o texto acima estava na lição do próximo domingo, aceitei-o como sendo a mensagem do meu Mestre para o povo e para mim.

Mas enquanto procurava preparar as notas, vi que não podia dizer com honestidade que aquelas palavras eram verdadeiras; por isso, ajoelhei-me e pedi a Deus que tornasse a Sua graça suficiente para mim. Enquanto estava orando, abri os olhos, e eles caíram num quadrinho fosforescente que minha mãe havia me dado poucos dias antes, e que eu havia pedido à empregada que dependurasse na parede, enquanto estivéssemos fora passando alguns dias num balneário — onde o nosso caçula nos foi levado.

Eu não tinha notado o quadro ao voltar para casa, mas agora, ao levantar os olhos, enxugando as lágrimas, as palavras como que vieram ao encontro do meu olhar: "A minha graça É suficiente para ti." A palavra é se salientava num verde brilhante, enquanto as outras eram de outra cor.

Num momento a mensagem entrou na minha alma como uma repreensão por ter pedido ao Senhor: "Faz com que a tua graça seja suficiente para mim"; pois a resposta era quase audível: "Como você pede para tornar suficiente uma coisa que já é suficiente? Deus não pode torná-la mais suficiente do que já é; levante-se e creia. Você verá que é verdade, pois que o Senhor o diz da maneira mais simples: 'A minha graça é (Ele não diz que pode ser ou será um dia) suficiente para ti.

" Estas palavras "Minha", "é" e "para ti", daquele momento em diante, ficaram gravadas, de maneira indelével, no meu coração; e eu (graças a Deus) tenho procurado viver na realidade dessa mensagem desde aquele dia até agora.
A lição que me veio e que procuro transmitir a outros é: nunca transforme os fatos de Deus em esperanças ou em orações, mas simplesmente use-os como realidades, e ao crer neles você descobrirá como são poderosos. — H. W. Webb Peploe

Se o fardo É pesado,
Deus dá maior graça;
Maior suprimento, se É grande o labor;
Se a prova é mais dura, maior o consolo:
Mais quentes as chamas, mais perto o Senhor.
E quando os recursos em nós se esgotarem E a força faltar-nos pra mais suportar,
As fontes eternas da graça divina Terão começado, somente, a jorrar...
Amor sem limites,
poder sem fronteiras E graça infinita, inefável, tem Deus.
E desses tesouros, guardados em Cristo, Dá sempre, dá sempre, dá a todos os Seus!

Deus te abençoe em nome do Sr. Jesus
pr. Joel e Obreiros do Ministério M.C.A.
2015

4 de Agosto

E Jesus, levantando os olhos para o céu, disse; Pai, graças te dou porque me ouviste. (Jo 11.41.)

Vemos aqui uma ordem de coisas muito estranha e incomum. Lázaro ainda está no túmulo, e já a ação de graças é feita precedendo o milagre da ressurreição. Eu pensava que a ação de graças deveria ter subido, depois que tivesse sido operado o grande ato e Lázaro estivesse restituído à vida. Mas Jesus dá graças pelo que está para receber.
A gratidão irrompe antes da chegada da dádiva, na certeza de que ela está a caminho. O cântico de vitória é cantado antes de ser travado o combate. É o semeador entoando já o cântico da colheita. É ação de graças antes do milagre!
Quem pensa em anunciar um salmo de vitória quando os expedicionários estão acabando de sair para a peleja? Onde ouvimos o hino de ação de graças pela resposta que ainda não foi recebida? Apesar disso não há nada estranho, forçado ou ilógico na ordem de coisas seguida pelo Mestre.
A atitude de louvá-lO de antemão é uma atitude de importância vital para a operação dos milagres, pois só temos essa atitude quando realmente cremos. Os milagres são operados por poder espiritual. O poder espiritual é sempre proporcional à nossa fé. — Dr. Jowett

O LOUVOR MUDA TUDO

Nada agrada tanto a Deus como o louvor, e nada é de tanta bênção ao homem que ora como o louvor que ele oferece. Certa vez, na China, fui muito abençoado neste particular. Eu tinha recebido notícias tristes de casa, e sombras espessas haviam coberto a minha alma. Orei, mas elas não se foram.
Arregimentei minhas forças para tentar suportar a tristeza, mas as trevas só ficavam mais densas. Justamente nessa ocasião fui a um posto missionário no interior e vi na parede da casa da missão estas palavras: "Experimente louvar." Eu experimentei, e num instante todas as trevas se foram, para não mais voltar. Sim, o salmista estava certo: "Bom é render graças ao Senhor." — Rev. Henry W. Frost

Deus te abençoe em nome de Jesus.

pr. Joel e obreiros.
Ministério M.C.A.
2015

3 de Agosto

 Portai-vos varonilmente, fortalecei-vos. (1 Co 16.13.)

Não oremos pedindo uma vida fácil! Oremos pedindo força. Não peçamos tarefas equivalentes às nossas forças; mas, sim, forças equivalentes às nossas tarefas. Então a execução do trabalho não será um milagre, mas nós seremos um milagre. — Phillips Brooks
Precisamos lembrar que não é com uma vida de facilidades e autocomplacência que Cristo nos guiará a grandezas. Uma vida de facilidades não conduz para cima, mas para baixo. O Céu está sempre acima de nós, e precisamos estar sempre olhando para cima, em direção a ele.

Há pessoas que evitam as dificuldades, as coisas que requeiram renúncia, autocontrole, sacrifício; mas o trabalho e as dificuldades mostram-nos o caminho para a grandeza. Não é quando andamos por um caminho macio, feito para nossos pés, que nos vem a grandeza de alma, mas quando temos que abrir a estrada com as próprias mãos. É seu desejo alcançar os esplendores da altura dos montes?

Senhor, eu quero andar Nas obras preparadas De antemão para mim. disseste:
"A tua força Será como os teus dias." Eu creio. Seja assim. Andando nessas obras, A glória será Tua E irei no Teu querer. Contigo partilhando, Terei Tua alegria; Irei no Teu poder. Concede pois ao servo Que siga diligente Nos passos do Senhor; Mãos destras e abundantes E um ministério ungido Nas mãos do Salvador. E em tudo, Amigo e Mestre Andando e trabalhando, Eu quero ver-Te, aqui. Meus olhos sejam postos E o coração, atento, Jesus, somente em Ti.

Deus te abençoe em nome de Jesus.
Pr. Joel e obreiros
Ministério M.C.A.
2015





2 de Agosto

Transformei todos os meus montes em caminhos. (Is 49.11.) Deus usará todos os obstáculos para cumprimento de Seus propósitos. Todos nós encontramos morros em nosso caminho. Sempre há pessoas e coisas que ameaçam estorvar o nosso progresso na vida cristã. Aquelas exigências pesadas, aquela ocupação que não combina com o nosso temperamento, aquele espinho na carne, aquela cruz de sofrimento diário... pensamos que se essas coisas fossem removidas, poderíamos ter uma vida mais pura, santa; e muitas vezes oramos para que nos sejam retiradas.

"Ó néscios e tardos de coração!" Essas são as próprias condições para o progresso; foram colocadas em nossa vida para serem os veículos de graça e virtude pelas quais temos orado há tanto tempo. Por muitos anos, você orou pedindo paciência, mas há algo que prova sua paciência, mais do que pode suportar. Você tem procurado fugir disso, evadir-se; já considerou insuperável um obstáculo a que alcance o alvo desejado. Você crê que, se o obstáculo for removido, experimentará imediata libertação e vitória.

Isto não é verdade! Você só ganharia uma coisa: deixaria de ser tentado à impaciência, mas isto não seria paciência. A paciência só pode ser obtida através dessas provas que no momento parecem insuportáveis.
Volte atrás; submeta-se. Tome a sua posição como participante da paciência de Jesus. Vá ao encontro da provação firmado nEle. Tudo que em nossa vida nos atormenta e incomoda, pode tornar-se "um servo" nosso para nos ajudar a atingir os mais altos fins. São as montanhas de Deus. Ele as pôs ali. Nós sabemos que Deus não deixará de cumprir a Sua promessa. "Deus conhece o seu caminho, e sabe o seu lugar. Porque Ele vê tudo o que há debaixo dos céus"; e quando chegarmos ao pé das montanhas encontraremos o caminho. — De Christ in Isaiah (O Cristo em Isaías) de Meyer.

"A provação vem, não só para testar o nosso valor, mas para aumentá-lo; o carvalho não é apenas testado, mas enrijecido pelas tempestades.

" Através das provas
Vejo-me vazio,
Sim, que nada sou...
E abrem-se os meus olhos Para o Suprimento,
Onde encontro tudo: Tu, meu grande EU SOU!

Deus te abençoe em nome de Jesus.
Pr. Joel e obreiros.
Ministério M.C.A.
2015


1° de Agosto
" Oferecei-vos a Deus, como ressurretos dentre os mortos. (Rm 6.13.) "

Certa noite, fui ouvir uma palestra sobre consagração. Ela não me trouxe nenhuma mensagem especial, mas quando o pregador ajoelhou-se para orar, disse o seguinte: "Ó Senhor, Tu sabes que podemos confiar no Homem que morreu por nós." Aquela foi a minha mensagem. Levantei-me; e saí. Enquanto descia a rua para tomar o trem, considerei profundamente tudo o que a consagração poderia significar para a minha vida — e tive medo. Então, acima do ruído do tráfego, pareceu-me ouvir a mensagem: "Pode confiar no Homem que morreu por você."

Tomei o trem para casa. Enquanto viajava, pensei nas mudanças, nos sacrifícios, nas tristezas que a consagração poderia significar para mim — e tive medo.
Cheguei em casa e fui para o quarto. Lá, de joelhos, vi minha vida passada: eu era crente, fora oficial de igreja e superintendente de Escola Dominical, mas nunca havia, de maneira definida, submetido a minha vida a Deus.

Contudo, enquanto pensava nos meus planos mais caros, os quais poderiam ser desfeitos, nas esperanças de que teria de desistir e na profissão escolhida que eu poderia ser chamado a abandonar — tive medo.
Eu não conseguia enxergar as coisas melhores que Deus tinha para mim, e a minha alma estava-se retraindo. Então, pela última vez, com um rápido impulso de poder e convicção, veio ao mais íntimo do meu coração aquela mensagem penetrante:

"Meu filho, você pode confiar no Homem que morreu por você. Se não puder confiar nele, em quem confiará?"
Isto decidiu a questão para mim, pois num momento eu vi que o Homem que me amou de tal forma a ponto de morrer por mim, poderia receber e cuidar desta vida que ele salvou e tudo o que estivesse envolvido nela.
Meu amigo, você pode confiar no Homem que morreu por você. Pode estar certo de que Ele não desfará nenhum plano que não deva ser desfeito, e de que levará avante todos os que redundarão em glória de Deus e em seu maior bem. Você pode confiar nEle para guiá-lo no caminho que é realmente o melhor para você. — J. H. McC.
"A vida não é uma propriedade para ser 'salva' do mundo, mas um investimento para ser usado em benefício do mundo."

Deus te abençoe em nome de Jesus.
Pr. Joel e obreiros.
Ministério M.C.A.
2015






31 de Julho 

E os dirigiu com mãos precavidas. (Sl 78.72.)

Quando você estiver em dúvida sobre que direção tomar, submeta o seu poder de julgar inteiramente ao Espírito de Deus e peça-Lhe para fechar todas as portas, menos a certa. ...Enquanto isso continue a agir como sempre, e considere a ausência de orientação, como sendo uma indicação de Deus de que você está no trilho certo. ... 
Quando estiver descendo o longo corredor da vida, você descobrirá que o Senhor já o precedeu, e fechou muitas portas, por onde você certamente teria entrado; mas esteja seguro de que mais além dessas existe uma que Ele deixou aberta. Entre por ela, e se encontrará face a face com uma curva do rio da oportunidade, que é mais largo e profundo do que você teria imaginado em seus melhores sonhos. Lance-se nele: ele conduz para o oceano.
Deus nos guia muitas vezes pelas circunstâncias. Em certo momento, o caminho pode parecer totalmente bloqueado; e então, logo a seguir, acontece uma coisa simples, que pode não parecer nada aos outros, mas que para os olhos da fé significa um mundo. Às vezes, essas coisas se repetem de várias maneiras, em resposta à oração. Não são meros resultados do acaso, e sim a abertura de circunstâncias na direção do nosso alvo, exatamente como acontece com as luzes quando nos aproximamos de uma cidade populosa num expresso noturno. —F. B. Meyer

Se buscarmos a orientação do Senhor, Ele nos guiará; mas não alimentará nossa desconfiança ou meia confiança nEle, mostrando a nós o mapa de todos os propósitos que tem a nosso respeito. Mostrará apenas um caminho, o qual Ele irá abrindo aos nossos olhos mais e mais, se seguirmos animados e confiantes.

Deus te abençoe de forma surpreendente neste dia.
Pr. Joel e obreiros.
Ministério M.C.A.

30 de Julho 

Ainda que seja um copo de água fria. (Mt 10.42.)
O que é para eu fazer? Passamos por este mundo uma só vez. Qualquer boa obra, qualquer ato de bondade ou qualquer serviço que eu possa prestar a uma alma humana ou a algum animal, tenho que fazê-lo agora. Que eu não o negligencie, nem adie, pois não passarei por aqui outra vez. — Velho Provérbio dos Quakers
Tinha apenas uns pães e alguns peixinhos,
Mas os deu a Jesus,
Que os abençoou e alimentou milhares!
Faça o mesmo, e então
Há de ver que o que É posto em Sua mão Muita bênção produz.
Pois de um copo que seja, de água fria, Dado em nome de Deus,
Muitas bênçãos virão, muita alegria;
E a quem deu, galardão!
DÉ aos outros o que tem; para eles poderá representar muito mais
do que você pensa. — Longfellow

Deus te abençoe em nome de Jesus.
Pr. Joel e obreiros
Ministério M.C.A.
2015
29 de Julho 
Acaso ... viste os tesouros da saraiva, que eu retenho até ao tempo da angústia? (Jó 38.22,23.)

Nossas tribulações são grandes oportunidades. Muitas vezes nós as vemos como sendo obstáculos. Mas se cada um de nós passasse a reconhecer as situações difíceis como maneiras escolhidas por Deus para nos provar o Seu amor, e passássemos a procurar ao nosso redor os sinais das Suas manifestações gloriosas, isto nos seria um porto de descanso e uma fonte de poderosa inspiração. Então, cada nuvem se transformaria num arco-íris, e cada montanha numa ascensão gloriosa, e num palco de transfiguração.

Olhando para o passado, muitos de nós descobriremos que as ocasiões em que fomos pressionados ao máximo, e cercados por todos os lados, foram ocasiões em que o Pai celestial nos deu as bênçãos mais graciosas e mais ricas. Muitas vezes as jóias de Deus nos são enviadas em pacotes grosseiros, e entregues por servos de roupagem escura, mas dentro encontramos os próprios tesouros do palácio Real e do amor do Esposo. — A. B. Simpson

Confie nEle, mesmo em meio à escuridão; honre-O com uma confiança sem vacilações, mesmo no meio de tratamentos misteriosos por parte dEle, e a recompensa dessa fé será como a muda das águias, que, segundo dizem, lhes dá um novo período de juventude e vigor. —J. R. Macduff Ó Senhor, que bom Confiar em Ti. Ver a Tua mão
Pelo meu caminho. Ver que me transformas Tudo em bem, aqui.
Tu comigo estás: Eu não vou sozinho!

Deus te abençoe em nome de Jesus
Pr. Joel e obreiros
Ministério M.C.A.
2015
28 de Julho 

O Senhor tem o seu caminho na tormenta e na tempestade. (Na 1.3.)

Quando rapazinho, eu estudava em um instituto nas vizinhanças do Mt. Pleasant. Certa vez, sentei-me numa elevação da montanha, observando uma tempestade que vinha subindo o vale. O céu estava carregado, e a terra estremecia com a força dos trovões. Parecia que a paisagem, antes tão linda, tinha-se mudado dali e a sua beleza havia desaparecido para sempre.

Mas a tempestade seguiu seu curso e deixou o vale. Se eu tivesse voltado àquele mesmo lugar no dia seguinte, e tivesse perguntado: "Onde está aquela horrível tempestade com todo o seu negrume?", a relva teria respondido: "Parte dela está em mim"; e a flor do campo: "Parte dela está em mim", e os frutos e tudo o que cresce do solo teriam dito: "Parte da tempestade está ardente em nós."

Você pediu para ser semelhante ao seu Senhor? Você tem desejado o fruto do Espírito em sua vida, e tem orado pedindo brandura, bondade e amor? Então não tema o tormentoso temporal que está varrendo a sua vida neste momento. Há uma bênção nessa tempestade; e haverá rica frutificação no "após". — Henry Ward Beecher

Deus te abençoe em nome de Jesus.
Pr Joel e obreiros
Ministério M.C.A.
2015





27 de Julho




Provai-me nisto. (Ml 3.10.)

Creio que Deus está dizendo aqui o seguinte: meu filho, ainda existem janelas no céu, e elas ainda estão em uso. Seus ferrolhos ainda correm bem como no passado. As dobradiças não se enferrujaram. Eu prefiro muito mais escancará-las e derramar minha graça, do que mantê-las fechadas e reter a bênção. Eu as abri para Moisés, e o mar se fendeu.

Abri-as para Josué, e o Jordão foi contido. Abri-as para Gideão e os inimigos fugiram. Eu as abrirei para você — se me permitir que o faça. Do nosso lado, o céu continua sendo o mesmo depositório rico que era no passado. As fontes e nascentes ainda jorram transbordantes. As salas do tesouro ainda estão regurgitando de dádivas. A falha, portanto, não está do meu lado. Está do seu. Eu estou esperando. Prove-me nisto. Preencha as condições que lhe cabem. Traga os dízimos. Dê-me uma oportunidade de abençoá-lo.

Nunca me esquecerei de uma breve paráfrase que minha mãe fazia de Malaquias 3.10. O verso começa: Trazei todos os dízimos; e termina: Eu derramarei tanta bênção que haverá problema de espaço para conter. A paráfrase, então, era: "DÉ a Deus tudo o que Ele pede, e receba dEle tudo o que Ele promete." — S. D. Gordon

A capacidade dos depósitos de Deus é bem maior que o montante das nossas orações, até mesmo das nossas orações mais ousadas! Tenho pensado em algumas das petições que apresento em minhas súplicas. O que tenho pedido? Tenho pedido uma caneca apenas; e sobra o oceano inteiro! Tenho pedido apenas um raio de sol, e o sol lá está! A minha petição mais completa fica muitíssimo aquém da capacidade de dar de meu Pai: ela é bem mais ampla do que o que somos capazes de pedir. — J. H. Jowett

Deus te abençoe em nome de Jesus.
Pr. Joel e obreiros
Ministério M.C.A.
2015



22 de Julho 

Por isso o Senhor espera, para ter misericórdia de vós... bem-aventurados todos os que nele esperam(Is 30.18.) 
Devemos considerar não só nossa espera em Deus, mas também, o que é mais maravilhoso, a espera de Deus por nós. A idéia de Deus esperando por nós dará novo impulso e inspiração à nossa espera nEle. Ela nos dará aquela certeza de que nossa espera não pode ser em vão. 

Vamos procurar neste momento, com um espírito de espera em Deus, descobrir o que isto significa. Ele tem propósitos gloriosos e inimagináveis para cada um de Seus filhos. Mas alguém pergunta: "Se Ele espera para ter misericórdia, como é que mesmo depois que eu venho e espero nEle, Ele não me dá o que peço, mas espera ainda mais e mais?"

Deus é um sábio agricultor, que "espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência". Ele só pode colher o fruto quando estiver maduro. Ele sabe quando é que estamos espiritualmente prontos para receber a bênção, de maneira que redunde em nosso proveito e em Sua glória. Essa espera, sob o sol do Seu amor, é que faz a alma amadurecer para receber a bênção.

É necessário esperar também sob a nuvem da provação, que depois se rasga em chuvas de bênçãos. Esteja certo de que, se Deus espera mais tempo do que você desejaria, é somente para tornar a bênção duplamente preciosa. Deus esperou quatro mil anos, até a plenitude dos tempos, para enviar Seu Filho. Nossos dias estão nas Suas mãos; Ele depressa fará justiça aos Seus eleitos; apressar-Se-á em nosso auxílio e não Se demorará nem uma hora a mais que o necessário.

Deus te abençoe em nome de Jesus
Pr. Joel
Ministério M.C.A.
2015




21 de Julho 


Rogo-te que mais esta vez faça eu a prova com a lã. (Jz 6.39.)

 Nossa fé se desenvolve por estágios. Numa fase da experiência cristã, só conseguimos crer se tivermos algum sinal ou uma grande manifestação de sentimentos. Como Gideão, apalpamos o nosso velo de lã e, se ele estiver molhado, nós nos dispomos a crer em Deus. Esta fé pode ser verdadeira, mas é imperfeita. Ele sempre procura algum sentimento, algum sinal, além da Palavra de Deus. Quando confiamos em Deus sem nada sentir, denotamos um bom avanço na fé.
É uma coisa bendita crer sem ter nenhuma emoção. Há um terceiro estágio da fé, que transcende a esse de Gideão e seu velo. O primeiro crê quando há emoções favoráveis; o segundo, quando não há emoções; mas a terceira forma de fé crê em Deus e na Sua Palavra, quando as circunstâncias, os sentimentos, as aparências, as pessoas e a razão indicam o contrário.
Paulo exercitou este tipo de fé em Atos 27.20, 25: "Não aparecendo, havia já alguns dias, nem sol nem estrelas, caindo sobre nós grande tempestade, dissipou-se afinal toda a esperança de salvamento."
Não obstante tudo isso, Paulo disse: "Senhores, tende bom ânimo; pois eu confio em Deus, que sucederá do modo por que me foi dito." Que Deus nos dê fé para confiarmos plenamente na Sua Palavra, embora tudo mais dê testemunho em contrário.

Deus te abençoe e te guarde em nome de Jesus.
Pr. Joel
Ministério M.C.A.
2015

20 de Julho 

Tendo, pois, a Jesus, o Filho de Deus como grande sumo sacerdote... conservemos firmes a nossa confissão. Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna. (Hb 4.14,16.)

Nosso grande auxílio em oração é o Senhor Jesus Cristo. Ele é o nosso Advogado junto ao Pai, o nosso Grande Sumo Sacerdote, cujo principal ministério para conosco nestes séculos tem sido intercessão e oração. É Ele que toma de nossas mãos as petições imperfeitas, acerta suas falhas, corrige seus defeitos, e depois pede ao Pai a resposta delas, por causa de Sua justiça e Seus méritos adquiridos na expiação.
Meu irmão, está desanimado em oração? Olhe para cima. O seu bendito Advogado já pediu a resposta, e ficaria entristecido e decepcionado se você desistisse do conflito exatamente no momento em que a vitória está a caminho. Ele já entrou nas recâmaras, em seu favor, e mostrou seu nome nas palmas de suas mãos; o mensageiro que vai trazer a sua bênção já está a caminho, e o Espírito só espera a sua fé, para segredar ao seu coração o eco da resposta vinda do trono: "Esta feito."

A oração aceitável tem muito a ver com o Espírito Santo. (E Ele é muito negligenciado na oração!) Ele ilumina a mente para que veja as suas necessidades, abranda o coração para senti-las, desperta os desejos em direção aos suprimentos que convém, dá-nos uma visão clara do poder, da sabedoria e da graça de Deus para nos socorrer, e reaviva a nossa confiança na verdade divina, uma confiança que afasta toda vacilação. A oração é, portanto, uma coisa maravilhosa. Toda a Trindade está envolvida em toda oração.

Deus te abençoe em nome de Jesus.
Pr. Joel
Ministério M.C.A.
2015
19 de Julho

 Não beberei, porventura, o cálice que o Pai me deu? (Jo 18.11.)

Isto era uma coisa mais difícil de se dizer ou fazer do que acalmar as ondas do mar ou ressuscitar mortos. Os profetas e apóstolos puderam operar milagres extraordinários, mas nem sempre podiam fazer a vontade de Deus e sujeitar-se a ela.

 Fazer a vontade de Deus e sujeitar-se a ela ainda é a mais elevada forma de fé, a mais sublime conquista cristã. Ver destruídas para sempre, as brilhantes aspirações de uma vida jovem; suportar um fardo diário sempre contrário ao temperamento, sem probabilidade de alívio; ser oprimido pela pobreza, quando se deseja apenas o bastante para o bem-estar e conforto dos entes queridos; ser agrilhoado por uma incapacidade física incurável; sofrer a perda de todos os entes queridos, até ficar só para enfrentar os choques da vida; e, numa tal escola de disciplina, ser capaz de dizer: "Não beberei, porventura, o cálice que o Pai me deu?" — isto é fé e estatura espiritual, em seu mais elevado ponto. Uma grande fé se mostra não tanto pela capacidade de fazer, mas de sofrer.

 Para que tivéssemos um Deus que Se compadece, foi preciso um Salvador que sofresse. E só há verdadeiro sentimento de compaixão para com alguém que sofre, em um coração que também foi ferido.
Não podemos fazer bem aos outros sem que isto nos custe alguma coisa, e nossas aflições são o preço que pagamos pela capacidade de termos compaixão. Quem quiser ajudar precisa sofrer primeiro. Quem quiser salvar precisa primeiro ter experimentado a cruz de alguma forma. E não podemos ter a alta felicidade de socorrer os outros, sem termos provado o cálice que Jesus bebeu e ter-nos submetido ao batismo com que Ele foi batizado.
Os mais consoladores salmos de Davi foram escritos debaixo da pressão do sofrimento; e se Paulo não tivesse experimentado um espinho na carne, teríamos sido privados de muito daquela compaixão que perpassa muitas de suas cartas.

As circunstâncias atuais que nos oprimem (se estivermos entre-gues a Cristo) são o instrumento mais adequado na mão do Pai para cinzelar-nos, preparando-nos para a eternidade.

Confiemos nEle, pois. Não empurremos o instrumento, senão nos privaremos de sua obra. Pela escola do sofrimento graduam-se poucos doutores.

Deus te abençoe em nome de Jesus.
Pr.Joel
Ministério M.C.A.
2015




18 de Julho 

Quanto ao Senhor, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração É totalmente dele. (2 Cr 16.9.)
Deus está procurando um homem cujo coração esteja sempre voltado para Ele e que confie nEle, para fazer seja o que for que o Senhor deseje. Ele está ansioso para operar maravilhas ainda maiores, através de nós.

O relógio do tempo está indicando que chegamos à 11ª hora. "O mundo ainda está esperando para ver o que Deus pode fazer através de uma alma consagrada" E não somente o mundo, mas Deus mesmo está esperando alguém que seja mais devotado a Ele do que qualquer outra pessoa que já viveu; que esteja pronto a não ser nada, para que Cristo seja tudo; que compreenda os propósitos de Deus; e que, tendo a humildade de Cristo e a Sua fé, Seu amor e Seu poder, permita que Deus continue a operar poderosamente.
Não há limites ao que Deus pode fazer através de um homem, desde que este não toque a glória do Senhor. Numa palavra dirigida a pastores e obreiros após seu 90° aniversário, George Müller falou o seguinte sobre sua vida: "Converti-me em novembro de 1825, mas só cheguei a uma plena entrega do coração, quatro anos mais tarde, em julho de 1829. O amor ao dinheiro desapareceu; perdi o amor a lugares, a posições, aos prazeres e compromissos com o mundo. Deus, e somente Deus, tornou-se a minha porção. NEle encontrei tudo; não precisei de nada mais.
E, pela graça de Deus, isto permaneceu e me tornou muito feliz, extremamente feliz, e me levou a me ocupar unicamente das coisas de Deus. Eu lhes pergunto com muito amor, meus queridos irmãos: vocês já entregaram plenamente seu coração a Deus, ou ainda há alguma coisa com que estão ocupados, sem consideração para com Deus? Antes eu lia um pouco das Escrituras, mas preferia outros livros. Depois daquela ocasião a revelação que Ele me fez de Si mesmo tornou-se inefavelmente maravilhosa para mim, e posso dizer de coração que Deus é um Ser infinitamente desejável.
Não fiquem satisfeitos enquanto não puderem dizer, do íntimo de sua alma, que Deus é um Ser infinitamente desejável!"
Eu peço a Deus que faça de mim hoje um crente fora do comum. — Whitefield

Deus te abençoe em nome de Jesus.
Pr. Joel
ministério M.C.A.
2015





17 de Julho 

Estarei quieto, olhando desde a minha morada. (Is 18.4.)

A Assíria estava marchando contra a Etiópia, cujo povo é descrito como alto e de pele brunida. E enquanto os exércitos avançam, Deus não Se move para detê-los; parece que vai permitir que executem o seu plano. Ele os está contemplando de Sua morada. O sol ainda brilha sobre eles. Mas antes de colher os frutos deste trabalho, o orgulhoso exército da Assíria é batido, e com tanta facilidade como o são os ramos do arbusto, quando cortados pela podadeira do agricultor.

Este quadro de Deus — quieto mas alerta — não é maravilhoso? Seu silêncio não quer dizer que Ele esteja concordando ou dando Seu consentimento ao que acontece. Não. Ele está apenas aguardando a Sua hora; e Se levantará no momento adequado quando os desígnios do maligno parecerem a ponto de obter sucesso, a fim de arruiná-los.
Quando olharmos para o mal que há no mundo, e pensarmos no seu aparente sucesso; quando estremecermos debaixo da opressão dos que nos odeiam, lembremo-nos destas maravilhosas palavras que nos falam de um Deus quieto, mas vigilante.
Ainda há outra mensagem nisto. Jesus viu Seus discípulos lutando com as ondas, numa noite tempestuosa. Ele contemplou, embora ausente, os sucessivos graus da angústia vivida em Betânia, quando Lázaro adoeceu e passou pelos vários estágios da enfermidade, e morreu, e foi para o túmulo. Mas Ele estava apenas esperando o momento em que poderia intervir da maneira mais eficaz. Será que Ele está quieto para você? Ele não está ignorando a situação; está contemplando tudo; está com o dedo no seu pulso, atento a todas as suas flutuações. Chegado o momento preciso, Ele virá salvá-lo.

Embora possa parecer que Ele está a demorar, que Ele está a Se alongar, podemos estar inteiramente certos de que o nosso Salvador não fica confuso, nem desanima.

Deus te abençoe em nome de Jesus.
Pr. Joel
Ministério M.C.A.
2015





16 de Julho 
Porquanto fizeste isso, e não me negaste o teu único filho, ...multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus... porquanto obedeceste à minha voz. (Gn 22.16-18.)

E desde aquele dia até hoje os homens têm aprendido que, quando, em obediência à voz de Deus, eles Lhe entregam aquilo que lhes é mais caro, essa mesma coisa lhes é devolvida por Ele, multiplicada em mil vezes.
Abraão, atendendo ao pedido de Deus, entrega-lhe seu único filho — e com isto, como que desaparecem todas as suas esperanças com respeito à vida e desenvolvimento do rapaz e à formação de uma descendência nobre, com seu nome.
Mas o filho lhe é restituído; a família torna-se numerosa como as estrelas do céu e a areia do mar, e dela, na plenitude dos tempos, procede Jesus Cristo.
Essa é a maneira como Deus recebe cada sacrifício de Seus filhos. Entregamos tudo e aceitamos pobreza; e Ele manda riqueza. Renunciamos a um rico campo de serviço; Ele nos manda um ainda mais rico, e com o qual jamais sonhamos.
Deixamos todas as nossas mais caras esperanças e morremos para o eu; Ele nos manda vida abundante e alegria. E a coroa disso tudo é o Senhor Jesus Cristo. Pois não podemos conhecer a plenitude da vida que está em Cristo enquanto não tivermos feito o supremo sacrifício de Abraão. Ele, o pai terreno da família de Cristo, precisou começar perdendo a si mesmo e a seu próprio filho, como fez o Pai Celeste. Nós só podemos ser membros daquela família gozando de todos os privilégios e alegrias de membros dela, nas mesmas bases: — C. G. Trumbull

Às vezes parecemos esquecer que o que Deus toma Ele consome com fogo; e que o único caminho que leva à vida de ressurreição e ao monte da ascensão passa pelo Getsêmani, pela cruz e pelo túmulo. 
Não pensemos que Abraão foi um exemplo único e um caso isolado. Ele foi simplesmente uma ilustração, um modelo da maneira como Deus lida com o homem que se dispõe a obedecer-Lhe a qualquer preço.
Depois de ter suportado tudo pacientemente, ele receberá a promessa. O momento de supremo sacrifício será de suprema bênção, de bênção transbordante.
O rio de Deus, que está sempre cheio, transbordará e virá sobre ele com abundância de riqueza e graça.
Deus tudo fará para o homem que dá o passo da fé, ainda que pareça um passo no vazio; pois ali, debaixo dos seus pés, ele encontrará a rocha firme. — F. B. Meyer

Deus te abençoe em nome de Jesus.
Pr. Joel
Ministério M.C.A
2015


15 de Julho 

Esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé. (1 Jo 5.4.)
Quando a tempestade
Com furor invade
Teus caminhos, teu viver,
No Senhor vai-te esconder!
Ele está presente;
NEle crê, somente.
Diz-te fielmente: "Eu contigo estou."
Andas carregado?
Lança o teu cuidado
Sobre os ombros do Senhor;
Quer levar teu peso e dor.
Se o teu ser murmura,
Sai da noite escura,
Pois Deus te assegura: 'Eu contigo estou”'
Vês que a vida passa? — Vai, recorre à graça.
Se te vêm temores vãos,
Deixa tudo em Suas mãos!
Ele É a fortaleza
Onde a alma em fraqueza Acha paz, certeza;
E conosco está. Deus nos vivifica, Deus nos purifica; Temos dEle, ao pé da cruz,
Toda a graça de Jesus!
Seu amor não cessa,
Por nós Se interessa.
Temos a promessa: ' Eu contigo estou." H.E.A.

Confiar, embora parecendo estar abandonado; continuar clamando, embora a voz pareça perder-se na imensidão, sem nenhum eco; ver a máquina do mundo rodando sem pausa, como movida por si mesma e sem se importar com ninguém nem mudar em nada sua marcha, ante rogos e clamores, e contudo crer que Deus está alerta e nos ama imensamente; não desejar nada, senão o que nos vem da Sua mão; esperar pacientemente, pronto a morrer de fome, vigiando para que não falhe a fé — tal é a vitória que vence o mundo; isso é realmente fé.

George MacDonald

Deus te abençoe em nome de Jesus.
Pr. Joel
Ministério M.C.A.
2015

14 de Julho 

Atai a vítima... com cordas, e levai-a até os ângulos do altar. (Sl 118.27.) Este altar não parece convidativo? Não seria bom pedir para ser atado a ele, para que nunca se pudesse voltar atrás na atitude de consagração? Há ocasiões em que a vida é cheia de rosas, e então vamos à cruz; mas em outras ocasiões, quando o céu é cinzento, nós nos retraímos dela. Por isso, seria bom estarmos atados a ela. Vem atar-nos, bendito Espírito, e faze-nos cativos da cruz, e que nunca a deixemos. Ata-nos com o cordão vermelho da redenção, e com a corda dourada do amor, e com a corda prateada da esperança da Sua vinda, de modo que não nos afastemos dela nem desejemos outra sorte que a de humildes compartilhantes da dor e dos sofrimentos do Senhor! Os ângulos do altar o convidam. Você quer vir? Quer habitar sempre ali, num espírito de conformada humildade, e entregar-se totalmente ao Senhor?

Conta-se que um certo homem queria entregar-se a Deus num acampamento. Todas as noites, na hora do apelo, ele se consagrava; mas pouco depois, antes mesmo de sair da reunião, o inimigo vinha a ele e o convencia de que ele não se sentia diferente, e que portanto não estava consagrado. Várias vezes ele foi vencido pelo adversário. Finalmente, uma noite, foi à reunião trazendo um machado e uma estaca. Depois de se ter apresentado em consagração a Deus, tomou a estaca e a fincou no chão, bem onde tinha estado ajoelhado. Quando se retirava da reunião, o inimigo o assaltou como de costume e procurou fazê-lo crer que nada acontecera. Imediatamente, voltando para o lugar onde tinha fincado a estaca, disse: "Olhe, Satanás, você está vendo essa estaca? Pois isto é o testemunho de que Deus me aceitou." No mesmo instante o inimigo o deixou e ele não teve mais dúvidas naquele assunto. — The Still Small Voice.

Amado irmão, se você está sendo tentado e tem dúvidas sobre essa mesma questão, crave uma estaca em algum lugar e sirva ela de testemunho na presença de Deus e mesmo diante do inimigo, de que o assunto está resolvido de uma vez por todas.


Deus te abençoe em nome de Jesus.
Pr. Joel
Ministério M.C.A.
2015
13 de Julho 


Deus ... chama à existência as cousas que não existem. (Rm 4.17.)

Qual o significado disso?

Abraão ousou crer em Deus. Parecia impossível, em sua idade, que ele se tornasse pai — parecia ina-creditável. Contudo, Deus o chamou de "pai de muitas nações", antes que houvesse sequer um sinal de um filho. Então, Abraão chamou-se de "pai" porque Deus o chamara assim. Isto é fé. Fé é crer em Deus, e reafirmar o que Ele disse. "A fé pisa num vazio aparente e encontra uma rocha embaixo." Somente podemos afirmar que é nossa, uma coisa que Deus já declarou ser nossa, e Ele tornará realidade tudo em que cremos.
Falamos de fé real: tudo o que há em nós deve ser colocado nesta confiança em Deus. — Crumbs

Esteja disposto a viver crendo, e não pense nem deseje viver de outra forma. Esteja disposto a ver cessar qualquer orientação externa; a ver o eclipse de todas as estrelas do céu, deixando apenas escuridão e perigo — contentando-se com a chama interior que Deus deixa em sua alma, a lâmpada clara e brilhante que a fé acendeu! — Thomas C. Upham

Chegou o momento de descermos do nosso poleiro de desconfi-ança, e sairmos do nosso ninho de segurança aparente e abrirmos as asas da fé; um momento como o das aves, quando têm que começar a voar. Pode parecer que vamos cair ao solo — o mesmo parece à avezinha. Ela também pode sentir que vai caindo — mas não cai: suas pequeninas asas a sustem; e, se falham, o pai ou a mãe a amparam com seu corpo. Da mesma forma Deus nos susterá. Apenas confiemos nEle: seremos amparados e elevados nos ares. "Certo", diz alguém; "mas então devo lançar-me ao vazio?" Ao que parece é isto que o pássaro tem a fazer. Mas nós sabemos que o ar está ali, e ele não é tão insubstancial como parece.

E nós sabemos que as promessas de Deus estão aí, e elas não são insubstanciais. "Mas parece tão improvável que a minha alma, tão fraca, possa vir a ser guarnecida de tal força." Deus não disse que será? "Parece improvável que minha natureza, sujeita a tentação e queda, possa ser vitoriosa na luta." Ele não disse que será? "Que o meu coração temeroso possa encontrar paz." Deus não disse que encontrará? Pois se Ele disse, você não pode dizer que Ele é mentiroso! Será que Ele diz uma coisa e depois não cumpre? Se você receber uma promessa — uma promessa definida — aceite-a cegamente e confie nela inteiramente. E nós já recebemos uma promessa assim. E mais — temos Aquele que fala a palavra com segurança: "Em verdade vos digo." Confie nEle. —J. B. Figgis, M. A.

Amém.
Deus te abençoe em nome de Jesus.
Pr. Joel
Ministério M.C.A.
2015





10 de Julho 

Chamei-o, e não me respondeu. (Ct 5.6.)

Sabemos que quando Deus dá a alguém uma grande fé, Ele a prova por meio de longas esperas. Muitas vezes, Ele tem deixado servos Seus a ouvirem o eco da própria voz, como se ela estivesse batendo num céu de bronze. Eles batem na porta de ouro, mas ela permanece imóvel, como se estivesse emperrada.
Como Jeremias, eles oram: De nuvens te encobriste para que não passe a nossa oração. Assim, os verdadeiros santos têm continuado em longa e paciente espera, sem receber a resposta; não porque suas orações não sejam veementes ou não sejam aceitas, mas porque assim aprouve Àquele que é soberano e que concede sua graça conforme Lhe parece bem.

Se Ele acha que convém exercitar a nossa paciência, Ele fará como quer.
Nenhuma oração é perdida. O fôlego despendido em oração nunca foi despendido em vão.
Não existe oração não respondida ou não ouvida por Deus, e algumas coisas que consideramos como recusas ou negações são simplesmente demoras. — H. Bonar

Às vezes, Cristo demora a vir em nosso auxílio, a fim de provar a nossa fé e avivar as nossas orações. O barco pode estar coberto pelas ondas, e o Mestre, dormindo; mas Ele despertará antes que se afunde. Ele está dormindo no barco, mas nunca passa da hora; e com Ele não há "tarde demais". — Alexander MacLaren

Deus te abençoe em nome de Jesus.
Pr. Joel
Ministério M.C.A.
2015


9 de Julho 

Escolhi-te na fornalha da aflição. (Is 48.10.)
Não é a Palavra como uma chuva suave, amenizando a fúria das chamas? Não é ela uma armadura de asbesto, contra a qual o fogo não tem poder? Que venha a aflição — Deus me escolheu.
Pobreza, você pode bater à minha porta, pois Deus já está nesta casa, Ele me escolheu. Doença, você pode intrometer-se, pois eu tenho um bálsamo pronto — Deus me escolheu. Venha o que me vier neste vale de lágrimas, eu sei que Ele me escolheu.
Não tema, ó crente; o Senhor Jesus está com você. Em todas as suas ardentes provações, a presença dEle é o seu conforto e segurança. Ele nunca abandonará a quem escolheu para Si mesmo.
"Não temas, porque eu sou contigo" é a promessa segura que ele dá aos Seus escolhidos que estão "na fornalha da aflição". — C. H. Spurgeon

O fardo do sofrimento parece uma lápide pendurada ao nosso pescoço, quando na verdade é o peso necessário para conservar no fundo um mergulhador, que está em busca de pérolas. — Richter


Deus te abençoe em nome de Jesus
Pr.Joel
Ministério M.C.A.
2015



6 de Julho 

Não sabemos nós o que fazer; porém os nossos olhos estão postos em ti. (2 Cr 20.12.)

Perdeu-se uma vida em Israel porque mãos humanas tocaram a arca de Deus sem permissão. Elas a tocaram com a melhor intenção: para a suster, pois balançara, quando os animais puxavam o carro pelo caminho áspero; mas tocaram a obra de Deus presunçosamente, e caíram paralisadas e sem vida.
Muito do nosso êxito na vida de fé está em tirarmos as mãos das coisas.
Se entregamos um assunto inteiramente a Deus, devemos conservar as nossas mãos fora dele.

Deus o guardará para nós muito melhor sozinho do que se nós tentássemos ajudá-lO. "Descansa no Senhor e espera nele, não te irrites por causa do homem que prospera em seu caminho, por causa do que leva a cabo os seus maus desígnios." Pode parecer que as coisas vão indo mau, mas Ele sabe disso tão bem quanto nós. No momento certo, Ele Se levantará, se realmente estivermos confiados nEle, e deixarmos que Ele opere no Seu tempo e da Sua maneira. Em certas ocasiões não há nada mais apropriado que a inatividade, e nada mais prejudicial que um trabalho incessante, pois Deus já tomou sobre Si a responsabilidade de operar ali a Sua soberana vontade. — A. B. Simpson É um descanso colocar os emaranhados da vida nas mãos de Deus e deixá-los ali.

Deus te abençoe em nome de Jesus.
Pr. Joel
Ministério M.C.A.
2015


3 de Julho

 Porventura lavra todo dia o lavrador, para semear? (Is 28.24.)
Certo dia, no começo do verão, eu ia passando por uma linda campina. A relva aveludada parecia um imenso tapete oriental. Em um canto, erguia-se uma bela árvore, já velha, abrigo de inúmeros pássaros que enchiam de gorjeios o ar leve e revigorante. A sombra da ramagem, duas vacas repousavam, imagem de sossego e contentamento.
Ao longo da estrada misturavam-se o roxo e o dourado das violetas silvestres e dentes-de-leão. Parei, e fiquei ali por longo tempo, encostado à cerca, deixando que meus olhos famintos se banqueteassem. Pensei comigo mesmo que Deus jamais havia feito um lugar tão aprazível.

No dia seguinte passei por lá outra vez. Ah! a mão demolidora já havia estado ali.
Lá estava um arado, cravado ainda no sulco. Em um dia um homem fizera no local uma terrível devastação. Em vez da relva verde, estava à mostra a terra escura, feia e nua; em vez de pássaros cantando, algumas galinhas ciscavam. E nem violetas, nem dentes-de-leão. E com pesar, pensei: "Como poderia alguém estragar uma coisa tão linda?!" Então meus olhos foram abertos como por mão invisível e tive uma visão: vi um milharal, com as espigas maduras, prontas para a colheita. Via os longos pés de milho, todos carregados, iluminados pelo sol do outono.

Quase me parecia ouvir a música do vento ao passar, agitando os cabelos das espigas. E de repente, a terra escura revestiu-se, para mim, de um esplendor que não possuía na véspera.

Possamos nós sempre ter a visão da abundante colheita que se segue, quando o Grande Agricultor vem — como faz tantas vezes — e sulca as nossas almas, deixando diante de nosso olhar torturado só o vazio sem beleza.
Por que me retrair ante o arado do meu Senhor, que faz sulcos profundos em minha alma? Eu sei que Ele não é um agricultor inconseqüente. Ele tem em vista uma boa colheita. — Samuel Rutherford

Deus te abençoe em nome de Jesus.
Pr. Joel
Ministério M.C.A.
2015




2 de Julho

 Andando por elas, não se embaraçarão os teus passos, (Pv 4.12.)

O Senhor coloca a ponte da fé bem debaixo dos pés do caminhante. Se Ele a colocasse um metro adiante, não seria uma ponte de fé.
O que está à nossa vista não é alcançado pela fé. Existem, em algumas estradas do interior dos Estados Unidos, porteiras que se abrem por si.
Ali está a porteira, firme e fechada diante do viandante que se aproxima. Se ele parar a certa distância, ela não se abrirá; mas se chegar com o carro até junto dela, as rodas do veículo pressionarão as molas que se acham sob a terra, e a porteira se abrirá totalmente para lhe dar passagem. Ele só precisa aproximar-se bem da porteira, e ela se abrirá; do contrário continuará fechada.
Isto ilustra a maneira de transpormos as barreiras que se nos deparam no caminho do serviço.
Quer seja um rio, uma porteira ou uma montanha, tudo o que o filho de Deus tem a fazer é avançar em sua direção.

Se for um rio, secará, quando pusermos o pé nas suas águas.
Se for uma porteira, ela se abrirá, quando chegarmos à distância própria e continuarmos em frente.
Se for montanha, ela se transportará e se lançará ao mar, quando sem hesitação pisarmos no lugar onde pensávamos que ela se erguia. 
Será que, neste momento, existe alguma barreira na sua estrada de serviço? 
Simplesmente caminhe em direção a ela em nome do Senhor, e ela não estará mais ali. — H. C. Trumbull

Ficar lamentando a situação é perda de tempo. O Senhor nos diz para avançarmos. Avancemos, então, ousadamente — mesmo que seja pela noite, quando mal vemos o caminho. 

Ele se abrirá, enquanto avançamos, como uma trilha da floresta ou um desfiladeiro dos Alpes, de que não vemos mais que alguns metros à nossa frente. Prossigamos! Se se fizer necessário, encontraremos a coluna de nuvem e de fogo para nos indicar o caminho através do deserto. Há guias e estalagens ao longo da estrada.

 Encontraremos roupa, alimento e amigos em cada fase da viagem.
E como disse alguém de maneira tão original e própria: "Não me importo se as coisas não vão muito bem, pois estou indo para o lar celestial. O que pode acontecer é eu chegar lá cansado, mas a alegria da acolhida valerá por tudo."

Deus te abençoe em nome de Jesus.

Pr. Joel
Ministério M.C.A.
2015




1° de Julho

 Porque serão cumpridas as palavras... do Senhor. (Lc 1.45.) ..minhas palavras, as quais a seu tempo se cumprirão. (Lc 1.20.)
Elias subiu ao monte E disse ao servo:
 — Vá ver Da banda do mar, que certo
Virão nuvens. Vai chover.
Volta o servo: — Não há nada.
 — Sete vezes torne lá. Pois ele orava ao Deus vivo, Que, quando promete, dá.
 Lá ia o moço, e voltava. Nenhum sinal pelos céus. Mas Elias, rosto em terra, Olhava só para Deus. Sétima vez. Vem o moço:
 — Vejo uma nuvem assim: Tamanho da mão de um homem.
 — Isso basta para mim. Caiu a chuva, copiosa! Veio rápida, veloz... ...E Elias era sujeito Às mesmas paixões que nós! (1 Rs 18.1.)
Um servo de Deus, Matthew Henry, disse: "Precisamos contar com o cumprimento da promessa, mesmo que todos os caminhos que conduzem a ela nos pareçam fechados. Pois 'quantas são as promessas de Deus, tantas têm nele (Jesus) o sim; porquanto também por ele é o amém para a glória de Deus, por nosso intermédio' (2 Co 1.20)."

Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança, porque FIEL é O que prometeu. Hb. 10.23

Deus te abençoe grandemente em nome de Jesus.

Pr. Joel
Ministério M.C.A.
2015





30 de Junho Houve silêncio, e ouvi uma voz. (Jó 4.16.) 

Há tempos um amigo deu-me um livro para ler, intitulado Paz Verdadeira. Era uma mensagem antiga, dos tempos medievais, e continha apenas um pensamento: que Deus estava aguardando no íntimo do meu ser, para poder falar-me. Bastava que eu ficasse bastante quieto para ouvir a Sua voz.

Achei que isto seria muito fácil, e então comecei a ficar quieto. Porém, mal eu havia começado, e uma multidão de vozes atingiram meus ouvidos, mil e um sons de fora e de dentro, exigindo a minha atenção até que eu nada podia ouvir, senão a sua bulha e ruído.

Alguns eram a minha própria voz, minhas perguntas, minhas próprias orações. Outros eram sugestões do tentador e vozes vindas do tumulto do mundo.
De todos e para todos os lados eu era empurrado e puxado e saudado com ruidosas aclamações e um indescritível desassossego.
Parecia-me que era necessário atender a algumas delas e responder a outras; mas Deus me disse: "Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus."
 Então surgiu o conflito de pensamentos pelo dia de amanhã com seus deveres e cuidados; mas Deus disse: "Aquietai-vos".
E enquanto eu ouvia, e ia aprendendo devagar a obedecer e fechar os ouvidos a todos os sons estranhos, percebi, depois de algum tempo, que quando as outras vozes cessaram — ou eu deixei de ouvi-las — uma voz mansa e suave começou a falar bem dentro do meu ser, com ternura e poder, trazendo-me grande conforto.
Ao ouvi-la, ela se tornou para mim uma voz de oração, de sabedoria e dever.
Não precisei mais esforçar-me tanto para pensar, ou para orar, ou para confiar; aquela voz mansa em meu coração era a intercessão do Espírito, a resposta de Deus para todas as minhas perguntas; era a vida e a força de Deus para minha alma e corpo.
Ela tornou-se a verdadeira essência do conhecimento, a minha oração e a minha bênção: o próprio Deus vivo como minha vida e meu tudo.

 É assim que o nosso espírito bebe a vida de nosso Senhor ressurreto, e seguimos para os conflitos e deveres da vida como uma flor que bebeu, na sombra da noite, as gotas frescas e transparentes de orvalho.
Mas assim como o orvalho não cai em noites de tempestade, assim esses orvalhos da Sua graça não caem sobre a alma que não pára quieta. — A. B. Simpson

Deus fala comigo No fundo do ser.
Deus fala comigo Porque sou Seu filho,
 Sou dEle nascido, Pois creio em Jesus.
Porque sou Seu filho,
O Espírito Santo, Por meio da Bíblia,
 Me fala, me exorta,
Me anima e conforta, No fundo do ser.

Deus te abençoe em nome de Jesus
Pr. Joel
Ministério M.C.A.
2015



28 de Junho 

Uma porta aberta no céu. (Ap 4.1.)

Devemos lembrar-nos de que João, por causa da Palavra de Deus e do testemunho de Jesus Cristo, estava na ilha de Patmos — lugar solitário, pedregoso, inóspito.

Contudo, no meio de tais circunstâncias, separado de todos os queridos de Éfeso, privado do culto com a Igreja, condenado à companhia de prisioneiros desagradáveis, foram-lhe concedidas estas visões.
 A ele, também, foi aberta uma porta.
Estamos lembrados de que Jacó, exilado da casa paterna, deitou-se num lugar deserto para dormir, e em seu sonho viu uma escada que ligava o céu à terra; escada em cujo topo estava Deus.

 Não somente a estes homens, mas a muitos outros, as portas do céu têm sido abertas em circunstâncias que, aos olhos do mundo, pareciam as mais desfavoráveis para aquelas revelações.

Prisioneiros e cativos; pessoas confinadas a um leito de enfermidade; peregrinos solitários e errantes; mulheres impedidas de ir à casa do Senhor por causa das exigências do lar; e muitos outros nessas condições viram as portas do céu abrirem-se diante deles. “...Quando Deus é tudo em tudo para nós, quando vivemos, nos movemos e existimos no Seu favor, a porta se abre para nós também".

Deus te abençoe em nome de Jesus.

Pr. Joel
Ministério M.C.A.
2015




22 de Junho 

O amor cobre. (Pv 10.12.) Segui o amor. (1 Co 14.1.) 

Coloquemos todas as nossas aflições diante de Deus somente.

Li certa vez a respeito de uma experiência vivida por uma preciosa serva de Deus, e a leitura me impressionou de tal maneira, que resolvi registrá-la aqui. "Certa ocasião, já era meia-noite e eu não conseguia conciliar o sono, por causa de uma cruel injustiça que havia sofrido, e cuja lembrança me atormentava.
O amor que cobre todas as transgressões parecia ter fugido do meu coração. Então, em agonia, clamei a Deus, pelo poder para obedecer à Sua determinação: 'O amor cobre'. "Imediatamente o Espírito Santo começou a operar em mim o poder que produziu o esquecimento. "Mentalmente cavei um túmulo.
Tirei a terra até fazer uma cova profunda. "Depositei ali dentro a mágoa que me feria.
Depressa joguei a terra por cima. "Sobre a terra coloquei grama, e sobre esta, rosas e miosótis.
Depois fui-me embora. "Suave me veio o sono depois disso. A ferida quase mortal foi sarada sem uma cicatriz, e hoje não sei o que me causou a dor."

Autor do amor, Que por amor Cobriste os meus pecados E os apagaste, E os perdoaste, E me purificaste. Que o mesmo amor, Autor do amor, Que em mim foi derramado, Cubra também
Faltas de alguém Que a mim haja magoado.


Deus te abençoe em nome de Jesus.

Pr. Joel
Ministério M.C.A.
2015



21 de Junho
 E logo correu que ele estava em casa. (Mc 2.1.) 

Os pólipos que constroem os recifes de coral trabalham no fundo dágua, sem imaginar que estão edificando os alicerces de uma nova ilha, sobre a qual, mais tarde, viverão plantas e animais, e onde nascerão filhos de Deus, que serão preparados para a eterna glória como co-herdeiros de Cristo.

Amado leitor, se o seu lugar nas fileiras de Deus é um lugar escondido e isolado, não murmure, nem se queixe. Se Ele o colocou ali, não procure sair da Sua vontade; pois, sem os pólipos, os recifes de coral não seriam construídos.

 Deus precisa de homens que estejam dispostos a ser pólipos na Sua obra e trabalhem na obscuridade, longe da vista dos homens; sustentados, porém, pelo Espírito Santo e plenamente visíveis aos olhos do céu.
O dia virá em que Jesus dará a recompensa, e Ele não comete enganos; embora alguns talvez se admirem de como você terá chegado a merecer tal recompensa, se nunca haviam ouvido nada a seu respeito.
Quero estar à mão,
Onde estou.
Onde a Sua mão Designou.
Quieto, executando
O que for mandando.
Sempre a Seu dispor
Onde estou.
Não precisamos depender das reuniões concorridas, nem de experiências gloriosas de euforia espiritual, nem da comunhão edificante dos irmãos.
Podemos ir para a obscura Emaús; ou para a temível Colossos; ou ainda para a distante Macedônia, no campo missionário.
Podemos ir confiantes, sabendo que, onde quer que Ele nos coloque, no curso da vida, as fronteiras podem ser conquistadas e a vitória ganha, porque Ele já o ordenou.

Deus te abençoe em nome de Jesus.

Pr. Joel
Ministério M.C.A.
2015




19.06.2015


Portanto tornai a levantar as mãos cansadas, e os joelhos desconjuntados, e fazei veredas direitas para os vossos pés, para que o que manqueja se não desvie inteiramente, antes seja sarado. (Hb 12.12,13.)

Esta é uma palavra de encorajamento que Deus nos dirige, a fim de levantarmos as mãos da fé e firmarmos os nossos joelhos na oração. Muitas vezes a nossa fé se cansa, esmorece, afrouxa, e a oração perde a força e a eficácia.

A figura aqui usada é muito interessante. A idéia parece sugerir que ficamos desanimados e tão temerosos que um pequeno obstáculo nos deprime e assusta, de modo que somos tentados a contorná-lo, deixando de enfrentá-lo e escolhendo o caminho mais fácil.

Às vezes trata-se de uma perturbação física, que Deus está pronto a curar, mas a oração da fé exigiria desgaste de energias e talvez seja bem mais fácil buscar o auxílio humano, ou contornar o assunto de alguma outra forma.
Há várias maneiras de contornar as situações difíceis em vez de atravessá-las de frente.
Quantas vezes deparamos com um obstáculo que nos amedronta, e procuramos fugir da questão com a desculpa: "Não estou preparado para isto agora." É uma renúncia que devemos fazer ou a submissão que é exigida de nós; talvez seja alguma Jericó que precisa ser tomada, ou uma alma por cuja salvação não temos coragem de lutar em oração até alcançar a vitória ou pode ser também uma oração que não obtém resposta imediata. Deus diz: "Levantai as mãos cansadas". Marchemos sobre as águas, e elas se dividirão — o mar Vermelho se abrirá, o Jordão se partirá em dois, e o Senhor nos fará atravessar em vitória.

 Procuremos prestar ao desânimo a mínima atenção possível. É preciso que singremos as águas como faz o navio: na tormenta ou na calma, sob chuva ou sol. O alvo é transportar a carga e alcançar o porto.

Deus te abençoe em nome de Jesus.

Pr. Joel
Ministério M.C.A.
2015
17.06.2015

Veio uma voz de cima do firmamento, que estava sobre as suas cabeças. Parando eles, abaixaram as asas. (Ez 1.25.)
O que é este abaixar de asas?

Muitas vezes as pessoas dizem: "Como é que se ouve a voz do Senhor?" Aqui está o segredo. Eles paravam e abaixavam as asas.

Todos nós já vimos um passarinho adejando as asas; embora parado, suas asas continuam bulindo. Mas aqui lemos que aqueles seres pararam e abaixaram as asas.
 Algumas vezes, quando nos ajoelhamos diante de Deus, temos a sensação de um adejar em nosso espírito. Não ficamos realmente quietos na Sua presença. Uma pessoa amiga falou-me, há alguns dias, de um assunto sobre o qual tinha orado. "Mas", disse ela, "não esperei até a resposta chegar." Ela não soube conservar-se quieta para ouvi-lO falar, mas desistiu de esperar e tomou suas próprias providências.
 O resultado foi desastroso e ela depois teve de voltar atrás.

 Ah, quanta energia desperdiçada! Quanto tempo perdido por não deixarmos de agitar o nosso espírito e não permanecermos bem quietos diante dEle! Oh, a calma, o descanso, a paz que nos vêm quando esperamos na Sua presença até ouvirmos a Sua resposta. Então, ah, então podemos sair imediatamente, sem nenhuma hesitação, e seguir avante na direção que o Espírito nos indicar.

Deus te abençoe em nome de Jesus.

Pr. Joel
Ministério M.C.A.
2015






16.06.2015

Dele vem a minha esperança. (Sl 62.5.)

A negligência que geralmente demonstramos para com a resposta às bênçãos que pedimos, mostra como há pouca realidade em nossas orações. O agricultor não se satisfaz sem a colheita; o atirador observa se a bala atinge o alvo; o médico aguarda o efeito do remédio que aplicou; por que não se importará o crente com o efeito da sua oração?

Toda oração, feita com fé, segundo a vontade de Deus, segundo as Suas promessas, oferecida no nome de Jesus e sob a influência do Espírito Santo, quer seja por bênçãos temporais ou espirituais, é ou será plenamente respondida.

Deus sempre atende às orações de Seu povo, fazendo aquilo que mais contribuirá para a Sua glória e para o bem-estar espiritual e eterno dos Seus. Assim como sabemos que Jesus Cristo nunca rejeitou ao pecador que se achegou a Ele buscando misericórdia, também cremos que nenhuma oração feita em Seu nome será vã.

A resposta à oração é certa, embora talvez não estejamos discernindo a sua chegada.

A semente que jaz sob o solo no inverno está lançando raiz, com vistas a florescer e frutificar, embora ainda não apareça na superfície do solo e pareça morta e perdida.

As respostas demoradas não apenas provam a fé, como nos dão oportunidade de honrar a Deus por nossa firme confiança nEle, mesmo diante das aparentes recusas.

Deus te abençoe em nome de Jesus.

Pr. Joel
Ministério M.C.A.
2015

15.06.2015

Deus me fez próspero na terra da minha aflição. (Gn 41.52.)
Caem as chuvas de verão.
Da janela o poeta contempla a chuva. E as gotas caem, fustigando a terra.
Mas o poeta vê, em suas imaginações, mais do que a chuva que cai ante os seus olhos. Ele vê as milhares de flores que em breve irão desabrochar, colorindo a terra e enchendo-a de perfume.

E canta, em seus versos, que para ele não são gotas de chuva, que caem, mas miríades de flores e frutos! Quem sabe se algum filho de Deus que está sendo açoitado agora, está dizendo em seu coração: "Ó Deus, está chovendo forte sobre mim esta noite. "Estão chovendo sobre mim provas que parecem ir além da minha capacidade de suportar.

A chuva do desapontamento é forte, destruindo todos os meus planos. O luto está caindo sobre a minha vida, fazendo meu coração temer e estremecer de tanto sofrimento.
Sim, uma chuva de aflição está caindo sobre mim nestes dias..." Entretanto, amigo, não é bem assim. O que há em sua vida não são chuvas de aflições e, sim, de bênçãos.

Basta crermos na Palavra do Pai, e da chuva que nos açoita irão brotar flores espirituais de grande fragrância e beleza, que nunca havíamos conhecido, antes de passar pela tempestade ou pela disciplina de Deus.
Sempre vemos a chuva. Mas será que vemos também as flores? Nós sentimos a dor das provações, mas Deus vê a flor da fé que desabrocha na vida.

Nós nos retraímos ante o sofrimento. Deus, entretanto, vê a terna compaixão por outros sofredores, que está nascendo em nossa alma. Sentimos o coração estremecer sob a dolorosa separação. Mas Deus considera o enriquecimento que a dor nos trouxe.

Não é aflição o que recai sobre o crente, mas brandura, compaixão, amor, paciência e mil outras flores e frutos, provenientes do Espírito de Deus, os quais estão trazendo à sua vida um enriquecimento que jamais a prosperidade e o conforto seriam capazes de proporcionar-lhe.

Deus te abençoe em nome de Jesus.
Pr. Joel
Ministério M.C.A.
2015

13.06.2015

 A minha paz vos dou. (Jo 14.27.)


 Dois pintores pintaram, cada um, um quadro, para ilustrar sua ideia de paz.
 O primeiro escolheu como cena um lago sereno entre montanhas distantes.
O outro passou para a tela uma cascata soberba, com um frágil galho pendendo por sobre as suas espumas; e numa forquilha do ramo, quase umedecido pela névoa, um ninho com uma avezinha.

 No primeiro quadro estampava-se estagnação, no segundo, descanso.

A vida de Cristo, exteriormente, foi uma das vidas mais açoitadas: tempestade e tumulto, tumulto e tempestade, as ondas lançando-se sobre aquela vida todo o tempo, até que o corpo vergastado foi deixado no túmulo. Mas na Sua vida interior reinava grande calma. A qualquer momento podia-se ir a Ele e achar paz. E ainda quando os perseguidores O seguiam pelas ruas de Jerusalém, Ele voltou-Se aos discípulos e ofereceu-lhes, como último legado, a Sua paz.

Descanso não é uma emoção que nos vem num culto na igreja; é o repouso de um coração profundamente assentado em Deus. — Drummond

Vinde a Mim, cansados, E achareis descanso. Aprendei de Mim, Que sou humilde e manso.
Eu recebo os fracos,
Maus e pecadores.
Vim para os enfermos,
Eu conheço dores.
Não esmago a cana Que já está partida.
Não apago a chama Tênue, arrefecida.
Vinde a Mim, cansados Pela luta amarga!
Achareis descanso.

Deus te abençoe em nome de Jesus.

Pr. Joel
Ministério M.C.A.
2015


12.06.2015





Em tudo fostes enriquecidos nele. (1 Co 1.5)

Você por certo já conheceu alguém que sofreu um grande revés e foi levado a voltar-se para a oração; depois, pouco a pouco, os problemas foram esquecidos; a doçura da vida espiritual, porém, permaneceu, e aqueceu-lhe a alma.

 Certa vez presenciei uma tempestade no fim da primavera. Estava tudo escuro, exceto onde o relâmpago cortava o céu. O vento sibilava e as águas caíam, diluviais. Que devastação!

 Mas não demorou muito, os relâmpagos cessaram, os raios silenciaram, a chuva parou, as nuvens se foram com o vento manso e apareceu o arco-íris.
 Então, durante várias semanas os campos ficaram cobertos de flores, e por todo o verão a grama esteve mais verde, os ribeiros mais cheios e as árvores mais frondosas
 — tudo porque a tempestade havia passado por ali, muito embora o resto da terra já houvesse esquecido o temporal, e suas águas, e seu arco-íris. — Theodore Parker

 Deus poderá não nos dar uma jornada fácil para a Terra Prometida, mas nos dará uma jornada segura. — Bonar

Foi uma tempestade que ocasionou a descoberta das minas de ouro na Índia.

E tempestades têm levado alguns à descoberta das mais ricas minas do amor de Deus em Cristo.

Coração dorido,
 Você está cansado?
 Muitas são as lutas, Muitos os problemas,
 Muito grande a dor?
 Há Um que Se importa:
 Lance nEle o fardo!
 Conte-Lhe em detalhe Tudo o que se passa.
 E verá surpreso,
Coração cansado, Como Ele conforta, Como É SALVADOR!

Deus te abençoe em nome de Jesus.

Pr. Joel
Ministério M.CA.
2015
11.06.2015

"e ao servo do Senhor não convém contender, mas sim ser brando para com todos, apto para ensinar, paciente;
corrigindo com mansidão os que resistem, na esperança de que Deus lhes conceda o arrependimento para conhecerem plenamente a verdade,
e que se desprendam dos laços do Diabo (por quem haviam sido presos), para cumprirem a vontade de Deus." II Tm 2.24-26.



Quando nos submetemos a Deus, Ele retira de nós toda a dureza, e adquirimos, então, uma profunda visão do Espírito de Jesus, e passamos a compreender a preciosidade que é, neste mundo infeliz e de trevas, a brandura de espírito.

 As graças do Espírito Santo não recaem sobre nós acidental mente; se não discernirmos certos estados de graça, e os escolhermos e os nutrirmos em nosso pensamento, eles nunca farão parte de nossa natureza ou comportamento.

Cada passo avante para crescermos na graça, requer antes que verifiquemos o que existe ali para nós, e depois, em oração, resolva mos obtê-lo.
 São poucos os que estão dispostos a passar pelo sofrimento através do qual adquirimos a completa mansidão.
 Nós temos que morrer, para que possamos nos tornar mansos, e a nossa crucificação envolve sofrimento; é um verdadeiro esmagamento do eu, que domina o coração e a mente.

Hoje em dia existe muita santificação meramente lógica e mental, que é apenas uma ficção religiosa. Consiste em a pessoa colocar-se mentalmente no altar, e, mentalmente, dizer que o altar santifica a oferta, e daí concluir que está santificada; e essa pessoa sai a falar com uma loquacidade superficial sobre as profundezas de Deus.
 Mas as cordas naturais do coração não foram quebradas nem a rocha adâmica reduzida a pó, e suas entranhas não experimentaram a agonia do Getsêmani.

Sem as marcas reais da morte no Calvário, não pode haver aquele transbordar suave e triunfante da vida de vitória que brota de um túmulo vazio.

Com grande poder os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça.  (At 4.33.)

Deus te abençoe em nome de Jesus.

Pr. Joel
Ministério M.C.A.
2015


10.06.2015




Sabemos que todas as cousas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus. (Rm 8.28.) 

Como é ampla esta afirmação do apóstolo Paulo! Ele não diz: Sabemos que algumas coisas, ou a maioria das coisas, ou as coisas alegres, mas TODAS as coisas. Da mais insignificante até à mais marcante; do acontecimento mais corriqueiro da vida diária, até às maiores experiências da graça.

 E todas as coisas COOPERAM — elas estão operando. Não diz que operaram ou operarão; é uma operação no presente. Neste momento mesmo, alguma voz pode estar-lhe sugerindo: "Os teus juízos são um grande abismo".

 No entanto, os anjos no céu, que têm uma visão mais ampla do grande plano de Deus, podem exclamar: "Justo é o Senhor em todos os seus caminhos, e benigno em todas as suas obras" (Sl 145.17). 

E também, todas as coisas cooperam. Há uma interligação em tudo. Muitas cores diferentes, em si mesmas talvez feias e inexpressivas, são necessárias para se tecer um padrão harmonioso.

 Muitos tons e notas musicais, até mesmo dissonantes, são indispensáveis para se compor um hino harmonioso. 

Para montarmos uma máquina precisamos de muitas rodas e junturas separadas. 

Se tomarmos um fio de linha, ou uma nota, ou uma roda dentada, isoladamente, não discerniremos ali nenhuma beleza. Mas, se completarmos o tecido, combinarmos as notas, ou juntarmos as peças de ferro e aço, veremos como é perfeito e simétrico o resultado. 

Aqui está a lição para a fé: "O que eu faço, tu não o sabes agora; mas depois o entenderás." 
— Em mil aflições, não são quinhentas delas que cooperam para o bem do crente, mas novecentas e noventa e nove e mais uma — as mil. — Jorge Müller

Deus te abençoe em nome de Jesus.

Pr. Joel
Ministério M.C.A.
2015






09.06.2015
Mas, Fiel é o Senhor que vos confortará, e guardará do maligno.
2 Ts 3.3   

Conheci certa vez uma mulher de cor que era muito pobre e ganhava a vida com trabalho árduo; no entanto, era uma crente sempre alegre.

 "Ah, Nancy", disse-lhe certa vez uma outra senhora crente que parecia triste, "você pode estar alegre agora, mas acho que se você pensasse no futuro iria moderar um pouco esse seu entusiasmo.

 "E se de repente você tiver uma doença e não puder mais trabalhar; ou se os seus patrões mudarem de cidade e você não achar outro emprego; ou se..." "Pare, pare!" exclamou Nancy. "Eu não tenho nenhum se. O Senhor é o meu pastor, e eu sei que nada me faltará. E olhe, querida," disse ela àquela senhora, "são todos esses se, se, se, que a estão deixando tão infeliz. O melhor é deixar de lado todos eles e confiar somente no Senhor." Se pudermos crer e aceitar com simplicidade de fé o que a Bíblia nos afirma todos os se desaparecerão.

 Em Hebreus 13.5,6 está escrito: "Seja a vossa vida sem avareza. Contentai-vos com as cousas que tendes; porque ele tem dito: De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei."

 No bom Pastor eu vou bem confiado;
 Nada, pois, jamais me faltará.
 É meu Deus e Pai, sempre está a meu lado,
 E do mal o meu pé guardará.
 Deitar-me faz em pasto verde/ante;
 Águas mansas leva-me a beber;
 E mesmo andando pelo vale escuro, Tu comigo estás, não temerei,
 Sob a Tua vara estarei seguro; 
Teu cajado me ampara, eu bem sei.
 Defesa tenho contra o inimigo, E de bens me fazes transbordar; 
Cerca o meu andar com amor constante;
 Refrigera e restaura o meu ser. 
Andando vou, por Ele protegido, Nas veredas de justiça e paz. 
Pela Sua mão sempre dirigido;
 Por amor do Seu nome, Ele o faz. 
Tu me dás fartura e me dás abrigo.
 Com Teu óleo me vens renovar.
 Bondade e amor me seguem cada dia, Pois o bom Pastor comigo vai.
 Morarei, por fim, cheio de alegria, Para sempre, na casa do Pai!
 - H. E. A.

A águia que rasga as alturas não se inquieta a respeito de como atravessará o rio.

Deus te abençoe em nome de Jesus.







08.06.2015




 Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.(1Jo 5.4)

Em cada curva do caminho podemos encontrar uma dificuldade que nos tire a vitória e a paz de espírito, se assim permitirmos.
Satanás ainda não desistiu da sua intenção de enganar e arruinar os filhos de Deus, sempre que pode. A cada quilômetro da jornada é bom olharmos o termômetro de nossa experiência para verificarmos se a temperatura mantém-se alta.
Qualquer pessoa poderá, se quiser, arrebatar a vitória aos próprios dentes da derrota. Basta apenas erguer resolutamente a bandeira da fé no momento exato.
Pela fé qualquer situação pode ser mudada. Não importa quão difícil ela possa parecer; basta erguer o coração a Deus pela fé, e num momento tudo se alterará.
Deus ainda está em Seu trono, e num segundo pode transformar a derrota em vitória, se confiarmos nEle.
_ Por que você diz que a fé pode mudar situações?

_ É que a fé olha para Deus, e crendo nEle, descansa.
E se eu descanso, Ele opera, e tem todo o campo livre para trazer as soluções.
Eis minhas simples razões.

"Quando uma pessoa tem fé, não recua; faz parar o inimigo onde o encontra." Marshal Foch.

Deus te abençoe em nome de Jesus

Pr. Joel
Ministério M.C.A.
2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário