Estudo Bíblico - I.P.E.U.C.





Prezados irmãos Paz e Graça de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo seja com todos; nesta página estaremos publicando as anotações utilizadas para a ministração das aulas da escola bíblica. para o acompanhamento e perfeito entendimento, se faz necessário a consulta do livro de estudos já fornecido, e também a participação nas aulas, já que estaremos postando apenas os tópicos que foram discutidos em sala.


NESTE PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2020 ESTAMOS ESTUDANDO:

"A RAÇA HUMANA, ORIGEM, QUEDA E REDENÇÃO"

TODAS AS SEXTAS-FEIRAS AS 19:30 hs

COMPAREÇA E CRESÇA NO CONHECIMENTO DA PALAVRA DE DEUS.












3º TRIMESTRE DE 2019
TEMPO, BENS E TALENTOS
Sendo Mordomo Fiel e Prudente Com as Coisas que Deus Nos Tem Dado.


























Alua 7 - O Lugar Santo


Slide 1 -  Apresentação do tema -  até a lição anterior estudamos a parte externa do tabernáculo, ou seja, as partes que eram visíveis a todos, (visíveis, não acessíveis) e embora os estrangeiros não tivessem acesso ao interior do pátio, bastava subir ou se colocar em um ponto mais elevado do terreno para visualizar o que havia no pátio externo ao tabernáculo, e também o que ocorria lá; não era uma visão detalhada, mas podia-se ter uma ideia do que acontecia. Já na tenda propriamente dita, a restrição de acesso era ainda maior, como já vimos em lições passadas; apenas um grupo seleto, ou seja, descendentes de uma certa família podia entrar na tenda. E é o que vamos fazer hoje, entraremos na tenda que era dividida em dois ambientes, denominados 1º tabernáculo ou, Lugar Santo, e segundo tabernáculo denominado O Lugar Santíssimo.
Nosso estudo de hoje é sobre O Lugar Santo, tido por alguns como a antessala do trono de Deus, um lugar de preparação e intercessão, para então se entrar na presença de Deus.

Slide 2 – Texto áureo:  Hebreus 9.2 - Porque um tabernáculo estava preparado, o primeiro, em que havia o candeeiro, e a mesa, e os pães da proposição; ao que se chama o santuário.

Vamos colocar no contexto: até porque como se diz, texto fora do contexto se torna pretexto.
Não sabemos quem escreveu essa carta, isso desapareceu na história, e acredita-se também que essa carta foi escrita para igrejas localizadas em lares da comunidade cristã de Roma, das quais algumas estavam a ponto de abandonar a fé em Jesus, e voltar a antiga crença judaica, devido as perseguições e o desanimo que enfrentavam; assim o escritor busca fortalece-los na fé em Cristo demonstrando cuidadosamente a superioridade e finalidade da revelação e redenção da parte de Deus em Jesus Cristo, e dedica os capítulos de 8 a 10 para descrever numerosos aspectos do antigo concerto contrastando, comparando com o novo concerto, para que o leitor pudesse reconhecer nessa comparação que esses vários aspectos do antigo concerto prenunciavam ou tipificavam o ministério de Cristo que estabeleceu o novo concerto, e que este concerto é superior ao primeiro. Vejam que o título do capítulo 8 de hebreus é: O antigo pacto era um símbolo transitório. Cristo é mediador de um pacto melhor e eterno.
A verdade prática nos revela, que no antigo pacto o caminho, o acesso a Deus era restrito a um grupo seleto que intercedia pelo povo, mas a pessoa comum não tinha esse acesso; na nova aliança, no novo pacto através da morte expiatória de Jesus esse acesso nos foi garantido, qualquer pessoa pode ter acesso ao Santo dos Santos por meio de Jesus Cristo, Ele é nosso intercessor.

Slide 3 – Leitura Diária:
Segunda-feira: descreve como deveria ser feito o castiçal e seus detalhes, mais uma vez notamos que Deus não admite sugestões, tudo deve ser feito conforme sua palavra.
Os teólogos associam também o castiçal como o símbolo da união de Cristo com o ser humano com seu povo: o castiçal possui uma haste central que seria Cristo e as hastes laterais seriamos nós dependentes de Deus, assim como em João 15.5 
Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim.
Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.   A título de curiosidade a tradição judaica diz que o castiçal teria cerca de 1,50cm de altura e cerca de 1,00cm de largura e pesaria cerca de 34 quilos.

Terça-feira: João 1.4-9
Cristo é a personificação da genuína e verdadeira vida; sua vida é luz para todos;
A luz resplandece nas trevas, e alumia a todo o homem que ouvem e aceitam a Palavra de Deus, e não há outro modo disso acontecer senão por meio de Jesus.
Quarta-feira:          
Mais uma vez Jesus é a luz do mundo que nos liberta das trevas;
Trevas fala de morte espiritual, de sofrimento de condenação, de tristezas, de agonias, de pesos em nossa alma.
Quinta-feira:
Trata das instruções para o cerimonial de consagração, mostrando a seriedade que é o se dedicar a obra de Deus.
Sexta-feira: Trata das instruções para a construção do altar de incenso.
Sábado: fala da importância da oração, orar sem cessar; durante toda a sua vida e seu ministério Jesus deu grande importância sobre a oração.

Slide 4: Nossos objetivos no livro

Slide 5:  Ponto Central de nossa lição hoje: Sejamos Zelosos em nossa vida de serviço e adoração a Deus.
O que é ser zeloso? Cheio de zelo; cheio de dedicação por alguém ou por algo; pontualidade e diligencia em qualquer serviço.
Clossenses 3.23 : E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens.
Zelar é tomar conta, cuidar com zelo: zelador.
Apresentar a introdução:

Slide 6:
I. LUGAR SANTO: UM LOCAL DE SERVIÇO E COMUNHÃO COM DEUS
1. Que lugar é esse? Como já vimos toda a tenda era formada por dois ambientes distintos, esse primeiro era o Lugar Santo onde se executavam certas tarefas distintas das tarefas da área externa, e também distintas do Lugar Santíssimo. Somente os sacerdotes da linhagem de Arão, ou seja de Coate filho de Levi poderiam entrar ali. (Moisés, Arão e Mirian eram bisnetos de Levi. Os demais sacerdotes de outras famílias tinhas outras atribuições.
Fazendo uma tipologia com a caminhada cristã, vemos que a cada etapa do tabernáculo, em direção ao Santo do Santo ou ao Lugar Santíssimo, as exigências se tornam mais pormenorizadas, ou seja, não podemos nos achegar diante de Deus para realizar sua obra de qualquer maneira. E como as exigências vão aumentando não são todos que chegam até o final.
O primeiro véu do portão simbolizando o evangelho impedia a visão da área do pátio, criando uma separação entre Deus e o mundo, entre os que aceitam sua Palavra e os que a rejeitam; para a entrada no primeiro tabernáculo, reparem que o véu é praticamente o mesmo, em cores, representando mais uma vez que a continuidade no caminho, ou seja, para se continuar no caminho correto precisamos do evangelho, da palavra de Deus sem a  qual não conseguiremos continuar; sabemos que Deus nos fez sacerdotes e reis.
Mas se não passarmos pelo pela morte carnal do altar do holocausto, se não nos purificarmos, e não nos lavarmos na pia de bronze, não teremos acesso a presença de Deus.
Apocalipse 1.4-6
João, às sete igrejas que estão na Ásia: Graça e paz seja convosco da parte daquele que é, e que era, e que há de vir, e da dos sete espíritos que estão diante do seu trono;
E da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dentre os mortos e o príncipe dos reis da terra. Àquele que nos amou, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados,
E nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai; a ele glória e poder para todo o sempre. Amém.
­­­­­­­­­­­­­­­­­­slide 7:  
I. LUGAR SANTO: UM LOCAL DE SERVIÇO E COMUNHÃO COM DEUS
3. O propósito do Lugar Santo

Romanos 12.1,2 Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados(grego metamorphoo) pela renovação(restauração) do vosso entendimento(faculdades mentais, (nous), para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
 
A vida cristã é radicalmente consagrada a Deus, vivida não em conformidade com o mundo, mas em transformação no sentido de Deus.
1 João 2. 15-17
Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.
Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.
E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.
_____________________________________________________________________________
Slide 8:
II As TRÊS PEÇAS QUE COMPUNHAM O INTERIOR DO LUGAR SANTO
O mobiliário do lugar:  texto do livro somente.
Slide 9 o candelabro:
Ouro puro tratando da santidade de Jesus, enquanto que as mesas eram feitas de madeira o castição possuía apenas ouro.
Os braços eram iguais, somos todos iguais perante Deus, jesus nos fez iguais.
Para o castiçal existiam também os espevitadores que serviam para cortar o pavio que estava queimado, deixando-o sempre pronto para fornecer uma luz adequada.
João 1 a luz do mundo;
Os sete Espíritos que repousavam sobre Jesus: Isaias 11.1-2
Porque brotará um rebento do tronco de Jessé, e das suas raízes um renovo frutificará.
E repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do Senhor.
_____________________________________________________________________
Slide 10 -  a mesa: Livro somente – os pães não eram preparados com qualquer farinha, não podemos ministrar qualquer coisa.
Slide 11 – o altar do incenso: não era qualquer incenso, havia uma receita particular.
Salmo 141.2 SENHOR, a ti clamo, escuta-me; inclina os teus ouvidos à minha voz, quando a ti clamar.
Suba a minha oração perante a tua face como incenso, e as minhas mãos levantadas sejam como o sacrifício da tarde.

Lucas 1.10 E toda a multidão do povo estava fora, orando, à hora do incenso.
Jesus intercedeu e intercede por nós em todo o tempo. Não há outro intercessor. 1 Tm. 2.5 Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.

_____________________________________________________________________________________

Slide 9 o primeiro véu e o segundo véu.

1 João 1 3-7: O que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo.
Estas coisas vos escrevemos, para que o vosso gozo se cumpra.
E esta é a mensagem que dele ouvimos, e vos anunciamos: que Deus é luz, e não há nele trevas nenhumas.

Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos em trevas, mentimos, e não praticamos a verdade. Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.

Perguntas:

1 Qual é o ponto central de nossa aula de hoje? Sejamos zelosos em nossa vida de serviço e adoração a Deus;
2 Segundo o texto, o que era o Lugar santo? Era o espaço de preparação dos sacerdotes para a entrada na segunda divisão do tabernáculo O lugar Santíssimo.
3 Conforme o texto de nossa lição, como o Senhor Jesus é apresentado nos evangelhos? “ A luz do mundo”
4 onde está escrito? João 8.12
5 Segundo o autor, qual a função da igreja na terra até a volta de Jesus? Iluminar o mundo em trevas. Fp. 2.15

















Nenhum comentário:

Postar um comentário