domingo, 17 de maio de 2015


Faça o azeite Fluir!!!

2Rs 4.1 Ora uma dentre as mulheres dos filhos dos profetas clamou a Eliseu, dizendo: Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que o teu servo temia ao Senhor. Agora acaba de chegar o credor para levar-me os meus dois filhos para serem escravos.
2Rs 4.2 Perguntou-lhe Eliseu: Que te hei de fazer? Dize-me o que tens em casa. E ela disse: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite.
2Rs 4.3 Disse-lhe ele: Vai, pede emprestadas vasilhas a todos os teus vizinhos, vasilhas vazias, não poucas.
2Rs 4.4 Depois entra, e fecha a porta sobre ti e sobre teus filhos; deita azeite em todas essas vasilhas, e põe à parte a que estiver cheia.
2Rs 4.5 Então ela se apartou dele. Depois, fechada a porta sobre si e sobre seus filhos, estes lhe chegavam as vasilhas, e ela as enchia.
2Rs 4.6 Cheias que foram as vasilhas, disse a seu filho: Chega-me ainda uma vasilha. Mas ele respondeu: Não há mais vasilha nenhuma. Então o azeite parou.
2Rs 4.7 Veio ela, pois, e o fez saber ao homem de Deus. Disse-lhe ele: Vai, vende o azeite, e paga a tua dívida; e tu e teus filhos vivei do resto.

Ilustração.

No final de outono de 1972  na cidade de Varna na Bulgária, um operário que cavava uma vala para passagem de cabos elétricos, acidentalmente encontra vários objetos antigos e guarda-os em sua casa; um amigo se interessa pelas peças e avisa ao museu local que após examinar as peças, descobre tratar-se de um verdadeiro tesouro arqueológico, e logo a cidade é visitada por arqueólogos de várias partes do mundo, e fazem mais descobertas ainda; em um caminho diariamente utilizado por dezenas de pessoas diariamente, eles encontram várias peças de ouro amassadas pisoteadas pelas pessoas que passavam por ali todos os dias sem se dar conta que passavam por vários quilos de ouro diariamente, e nunca se aperceberam disso. E acabaram  ficando sem nada.

O presente texto nos traz o relato de uma mulher; uma esposa, uma mãe, que havia se tornado viúva, e além da dor pela perda do cônjuge, corria o risco de ficar sem seus filhos devido uma dívida deixada pelo falecido esposo, e como ela não tinha dinheiro para pagar, seus filhos seriam levados como escravos.

Mas, ao saber que Eliseu estava ali, foi procurá-lo, afinal, seu falecido marido estava a serviço dele, e ela ao se encontrar com Eliseu, faz questão de frisar isso “ Teu servo” e não um servo qualquer, mas um servo fiel, obediente, e temeroso ao Senhor, isto é tinha reverência a Palavra de Deus.

E segundo ela esse fato era de conhecimento de Eliseu “e tu sabes que o teu servo temia ao Senhor  “
Em outras palavras essa mulher está dizendo: Meu falecido marido, dedicou anos de sua vida para servi-lo com integridade, lealdade, em temor e isso ficou bem claro aos olhos de todos inclusive aos seus, mas agora ele faleceu e veja a situação em que nos encontramos, nós, a sua família!

Se fosse nos dias de hoje:  Meu falecido marido foi obreiro nesta casa, porteiro, diácono, limpou a igreja, ajudou nas obras sociais, ajudou em muitas vigílias, visitas ás famílias, mas agora faleceu e veja a situação que nós estamos passando agora pastor!
O profeta então pergunta: “Que te hei de fazer” (עשה ̀asah  ) realizar?  Fala pra mim, o que você tem em sua casa? Tem – (יש yesh  ) o que existe?
Ela responde nada, senão uma botija ( pequeno frasco) de azeite. É tão pouco que ela considera como nada.
Mas o profeta ao ouvir isso, não tem dúvidas e em seguida lhe dá uma ordem, ele não pede, ele não sugere, ele ordena “ VÁ” usar o que você tem!!!
O que ela tinha? O que existia em sua casa?
 - שמן shemen  -azeite

O que era, e  o azeite?

Combustível – Ex.27.20 o azeite era utilizado para manter a lâmpada acesa.

Alimento – 1 Reis 17.12 o azeite é misturado a farinha para fazer pães e bolos.

Uso comercial com valor igual ou superior aos cereais, o próprio Salomão pagou anualmente ao rei Hirão com azeite. 1 Reis 5.11

Existia em sua casa algo de valor, mas pela pequena quantidade era tido como nada.

Deixe-me abrir um parentes aqui, quando algo é valioso é valioso não por sua quantidade, mas pelos seus atributos, por suas qualidades, seu valor não diminui pela quantidade, seu valor  permanece. Pode ser que você não tenha um carro zero, pode ser que você pague aluguel, pode ser que você não seja graduado em uma faculdade, mas isso não muda o seu valor para Deus, você é tão valioso que foi precioso que para lhe dar a oportunidade de vida eterna foi necessário um preço de sangue onde o próprio Filho de Deus pagou com sua vida por sua liberdade, não menospreze sua vida pelo momento que você vive hoje.

O que você tem em casa? Nada? Tem certeza? Todos esses anos que seu marido serviu ao Senhor ele não trouxe nada para casa?

Todos esses anos na igreja e você não tem nada em casa? Tem certeza?

Deixe-me lembrá-lo(a) que você é a casa onde o Espírito Santo faz ou deseja fazer morada. Não tem nada ai?
Nada da Palavra de Deus, você nunca guardou nada? A morte do marido, limpou tudo, o afastamento da Igreja limpou tudo?  A decepção amorosa limpou tudo? A breve tribulação pela qual você passa limpou tudo? Ou tem um pouquinho de azeite ai e você está ignorando?

A mulher foi e obedeceu, e pegou aquele pequeno frasco, e começou a deitar azeite ( יצק yatsaq  ) derramar, entornar, tirar de onde estava, e quando ela começou a fazer isso algo sobrenatural aconteceu, o azeite não parava mais de sair, enquanto houve vasilha  o azeite se multiplicou. Assim será em sua vida também, pois a Palavra de Deus é viva e eficaz, ela tem vida, ela surte efeito, enquanto você a colocar e prática ela fluirá.

Então pare agora mesmo de se lamentar e coloque o azeite para fluir, tire-o da botija, e coloque em prática em nome de Jesus.
Aquela palavra que a muito lhe foi proferida por um homem ou mulher de Deus, e você a recebeu, e até cantou, mas o tempo foi passando, e as lutas se intensificando e a quela palavra ficou ali esquecida, guardada em um recipiente pequeno, como se não tivesse valor,  mas agora em Nome de Jesus eu te desafio e como ministro da Palavra de Deus lhe digo  VÁ e derrame o azeite, VÁ, e tire-o de seu lugar esquecido, e coloque-o para fluir.

Não despreze o que você já possui, coloque em prática e seja feliz.

Deus te abençoe em nome de Jesus.

Pr. Joel
Ministério M.C.A.
2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário