domingo, 5 de julho de 2015



OS DOIS FUNDAMENTOS

Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática, será comparado a um homem prudente, que edificou a casa sobre a rocha.
E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra aquela casa; contudo não caiu, porque estava fundada sobre a rocha.
Mas todo aquele que ouve estas minhas palavras, e não as põe em prática, será comparado a um homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia.
E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra aquela casa, e ela caiu; e grande foi a sua queda.
Mateus 7.24-27


A primeira coisa a aprender é que segundo Jesus, existem somente dois tipos de pessoas:  O prudente e o Insensato. Qual dos deles você é?
Ser prudente é ser sábio, inteligente, e ser insensato é ser tolo.
Provérbios 13.16 – Todo prudente age com conhecimento, mas o tolo espraia a sua loucura, ou como diz a NVI: expõe sua insensatez.
Mas como fazer para não ser tolo e agir com sabedoria ou seja, com conhecimento?
”O temor do Senhor é o principio da sabedoria ou da ciência.” Provérbios 1.7
Porque o Senhor dá a sabedoria; da sua boca procedem o conhecimento e o entendimento; ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos; e escudo para os que caminham em integridade, guardando-lhes as veredas da justiça, e preservando o caminho dos seus santos. Provérbios 2.6-8

Não há sabedoria sem Deus. Não há prudência sem Sua Palavra.

A segunda coisa que aprendemos é que:
Há sempre a possibilidade de uma escolha.
Cada pessoa tem o direito de escolher se quer dar ouvidos a Palavra de Deus ou não, cada pessoa pode optar em construir sua casa sobre a rocha, ou sobre a areia; cada pessoa pode escolher se quer ser prudente ou tola; Mas é importante que saiba que os resultados serão de acordo com a escolha.

A Terceira coisa que aprendemos é que, o texto fala de uma construção, o que nos dá a ideia de “Etapas”.

Ao edificar uma casa, nós a faremos por etapas, ou seja, por partes, isso significa, que haverá um tempo para cada coisa, isso significa que não é da noite para o dia, isso significa que será necessário paciência, perseverança, vontade, comprometimento, continuidade.
Após a escolha do local onde edificaremos nossa casa, e, definidos seu tamanho e suas divisões, passaremos para a fundação da casa.
Quem já cavou, ou “furou brocas” para a fundação de uma casa, sabe que é bem mais fácil e rápido quando estamos perfurando um terreno macio, e, também o quanto é desagradável quando encontramos uma pedra em nossa trajetória. O caso é que ninguém gosta de perfurar uma rocha; todos querem os terrenos macios; e muitos quando vão para rocha, não perfuram, simplesmente constroem por cima, o que dá certa sensação de segurança, mas fato é que a construção não está na rocha, mas apenas em cima dela.
Ano após ano, pessoas se prendem a tradições, títulos, rótulos, denominações, liturgias, mas não estão na rocha, apenas em cima dela; porque não colocam em prática o que diz a Palavra de Deus, não tem uma mudança de vida, não tem uma mudança interna, não tem uma mudança de comportamento; dentro da igreja são uma coisa, saiu de lá, ninguém jamais pensaria que são cristãos.
O fundamento de uma vida com Cristo é estar em Cristo, é estar na videira verdadeira. A casa deve estar cravada na rocha de tal forma que não se saiba onde termina a rocha e começa a casa.

Quarta coisa a se considerar:

Colocamos os fundamentos na rocha, e passamos a construir. Nesse momento é necessário prestar atenção nos materiais que usaremos na construção. Se colocarmos matérias falsificados e de baixa qualidade nossa casa ruirá.
Tem muita igreja fazendo isso, colocando material de baixa qualidade na casa de Deus, misturando o mundo na casa de Deus, e em consequência disso cada vez mais temos cristãos falsificados, que não tem profundidade de Palavra, que não abandonam o mundo, que batem cartão na igreja aos domingos, pensando que estão cumprindo uma obrigação, e o resto da semana, estão se entregando aos vícios, as mentiras, as prostituições, pagando ou recebendo suborno e todo tipo de pecado e abominações. E a culpa de tudo isso está no púlpito, que não prega o que deve ser pregado.
Tem um vídeo na internet de um grande líder de uma das maiores denominações do mundo, e nesse vídeo o líder diz que “o que é pecado pra você pode não ser pra mim”. Ridículo. Deus é quem diz o que é pecado, Deus é quem determina o que é certo ou errado. Se Deus disse que é pecado, é pecado e acabou, não importa quem seja você, e ninguém pode mudar isso.
A nossa Rocha é Jesus, e ninguém mais; nossa casa deve ser edificada sob sua Palavra e nada mais.

Deus te abençoe em nome de Jesus.

Pr. Joel
Ministério M.C.A.

2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário